O tratamento adequado aos Dependentes Químicos no Brasil

Tema: Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 17/05/2022
Nota tradicional: 640
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A dependência química tornou-se algo frequente no mundo inteiro com o passar dos anos. Muitos, na busca pela solução de seus problemas, acabam tendo a sensação momentânea de alívio e prazer no consumo de drogas e/ou bebidas alcoólicas, tornando-se dependentes. (Truncamento) Mas o uso contínuo dessas substâncias traz consequências na vida de usuários, familiares e para a sociedade, tendo em vista o aumento do tráfico de drogas, da violência e da criminalidade. (Melhore a contextualização do tema)

No Brasil, em 2021 o SUS (Desenvolva a sigla) atendeu mais de 400 mil dependentes com algum tipo de transtorno mental ou físico, sendo este um problema de saúde pública no país. (Desenvolvimento embrionário. Evite um parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, muitos desses dependentes encontram-se em situações precárias de vida, sem moradia e emprego, estabelecendo-se nas ruas, becos e avenidas fazendo bicos - isto é, empregos temporários -, prostituindo-se para alimentar os seus vícios, sendo também um problema social. (Argumentação limitada. Evite um parágrafo frasal)

(Boa estratégia coesiva) Torna-se notório, (Sem vírgula) a necessidade de um tratamento adequado e eficaz promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com as Secretarias estaduais e municiais, que auxilie essas pessoas a deixarem seus vícios, além de políticas públicas estabelecidas pelo Ministério do Trabalho que garanta o ingresso dessas pessoas ao mercado de trabalho, assegurando-lhes a possibilidade de uma mudança de vida. Também é dever do Ministério de Segurança Pública inibir o tráfico de drogas na sociedade, diminuindo assim a circulação e a facilidade de acesso, principalmente na juventude. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 640 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos