Dependência e influências

Tema: Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 10/05/2022
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A dependência química tem se tornado algo muito constante nos dias atuais, onde jovens mergulham nesse meio cada vez mais cedo por acharem "divertido' no meio de amigos, algo descolado, e não se dão conta que estão se tornando dependentes químicos. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese. Evite um parágrafo frasal)

Frequentemente jovens iniciam o uso com amigos, festas, baladas, entre outras, por decidirem experimentar na curiosidade, e quando notam já estão completamente viciados. A sociedade tende a menosprezar, e ter um certo tipo de preconceito por achar que todos são de má-índole má índole, o que muitas das vezes isso ocorre por conta de todo efeito causado por bebidas e substâncias, que infelizmente afeta comportamentos, sistemas nervosos, cérebro a vida num todo (Melhore a construção de sentido), se pararmos para pensar dificilmente ocorreria de uma pessoa agir de tal forma se estivesse lúcida. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade. Respeite o recorte temático)

(Melhore a estratégia coesiva) Um exemplo de dependência química é a série "Euphoria" (Vírgula) da HBO, onde conta a história da Rue que é uma dependente, que após sofrer uma overdose busca se livrar do vício, começa a frequentar um grupo de apoio para dependentes, mas não é sincera consigo mesma e acaba mentindo sobre seu progresso e para que sua mãe não sofra, e caí na dependência novamente por ter medo de pedir ajuda, mesmo querendo mudar. (Evite um parágrafo frasal. Abordagem limitada)

(Melhore a estratégia coesiva) Se tomarmos como exemplo toda a série é bem real o que acontece, ás  as pessoas sentem vergonha de pedirem ajuda, não têm nenhuma ajuda se quer do governo muitas das vezes (Melhore a estratégia coesiva), entram muitas vezes em estado de negação e se recusam a aceitar que são dependentes e que precisam de ajuda, algum alguns nem ao mesmo menos têm o apoio da própria família o que torna o processo de cura cada vez mais difícil. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

​​​​​​​(Reveja a estratégia coesiva) Sobretudo seria de tamanha importância o apoio da família e amigos, para que a pessoa não venham se sentir abandonadas, que o governo ofereça tratamentos gratuitos, acompanhamentos psiquiatras psiquiátricos e a pessoa ter consciência de que necessita de ajuda e realmente queira mudar, palestras educativas e preventivas. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos