Teoria vs Prática

Tema: Dependentes químicos: desafios para o tratamento adequado no Brasil

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/05/2022
Nota tradicional: 800
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Constituição federal de 1988-documento jurídico mais importante do país- prevê em seu artigo 6° o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. No entanto. (Vírgula) vê-se que esse direito não tem se reverberado na prática quando se observa os desafios que os dependentes químicos têm para um tratamento adequado. Diante disso, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro, como a negligência governamental e o desconhecimento da população. (Muito bem. Formulou a tese) 

A princípio, vê-se que a negligência do Estado é um obstáculo para que os dependentes tenham um tratamento adequado. De acordo com o filósofo Maquiavel (Vírgula) o governante tem como objetivo principial se manter no poder e não a promoção do bem comum da povo. Nesse prisma, observa-se que o investimento em pesquisas e tratamentos para dependentes não garante ao poder público possibilidade de reeleição ou aprovação popular (Reestruture essa discussão). Dessa forma, esta temática tem sido abandonada pelas esferas de poder, o que impede que haja a atenção necessária para os dependentes químicos.

(Boa estratégia coesiva) Ademais, é importante apontar o desconhecimento da população como um desafio para que se ter um tratamento adequado para os dependentes. De acordo com o escritor alemão Goethe (Vírgula) não existe nada mais assustador que a ignorância em ação. Diante dessa afirmação pode se ver que muitos, (Sem vírgula) dependentes, por não terem o pleno conhecimento de como podem se tratar (Vírgula) acabam sendo vítimas e não tendo uma oportunidade de se curar. Além do mais a população, por desconhecer, acabam tendo um certo preconceito com tratamento para dependentes (Melhore a apresentação dessa discussão).É preciso que se vença este desafio para que se possa alcançar um tratamento adequado para os dependentes químicos. 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, faz-se imprescindível medidas para vencer esses desafios. É necessário que o governo, por meio de medidas políticas, incentive e subsidie a criação e desenvolvimento de novas unidades de tratamento para os dependentes, Também capacite mais profissionias para atuarem nessas unidades. (Truncamento) A fim de dar aos quimiodependentes um tratamenoto digno e respeitoso. Assim será consolidada uma sociedade mais igualitária, em que os cidadãos gozam de seu direito garantido na Constituição. (Apresente o detalhamento) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 800 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos