[Sem título]

Tema: Debate sobre a linguagem neutra

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 24/04/2022
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo Hannah Arendt, a essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos. Analisando o pensamento da filósofa judia, é notória a importância de os direitos serem assegurados na sociedade atual. Um, entre esses, sendo o direito à igualdade de gênero na língua portuguesa. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

A princípio, o maior impasse vem da falta de informação e comunicação sobre o tópico e outras questões relacionadas à ignorância, intolerância e privilégios destinados apenas a um grupo, visto que, (Sem vírgula) a abordagem do tema é sempre feita de forma ríspida por pessoas que não utilizam dessa variedade linguística para apresentar o próprio gênero. (Reestruture e explore com mais produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Cabe ressaltar que a escassez legislativa também é um forte empecilho na solução do debate sobre a linguagem neutra. O filósofo John Locke afirma que as leis precisam ser planejadas para atender a população. Sendo assim, na situação abordada, a legislação não cumpre o objetivo estabelecido, já que, caso fossem criadas leis, (Sem vírgula) autorizando o uso da linguagem neutra em certas situações, esse debate não seria tão longo e exaustivo. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que, de maneira urgente, medidas sejam tomadas. Consequentemente Sendo assim, cabe ao governo e à mídia, que criem abordagens passivas sobre as vantagens e a visibilidade que o uso da linguagem neutra causaria, e da divulgação através de panfletos, cartazes, anúncios e diversas outras formas de divulgação na mídia. Não utilizando o intuito de convencer e obrigar, mas, sim, de gerar reflexão e esclarecer que essa mudança na linguagem não afetará ninguém negativamente. Assim, ajudando na inclusão da diversidade e ensinando aos outros cidadãos a importância do tópico, para que no futuro a sociedade lembre disso apenas como uma demonstração de evolução e de como a falta de privilégios, a desigualdade e a intolerância de gênero no Brasil ficaram no passado. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos