Debate sobre a linguagem neutra no Brasil

Tema: Debate sobre a linguagem neutra

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 22/04/2022
Nota tradicional: 880
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A linguagem neutra é uma linguagem que busca a não binaridade dos gêneros masculino e feminino. Desse modo, é importante avaliar o debate sobre a linguagem neutra no Brasil. Ademais, deve-se analisar as mudanças na língua portuguesa para atender essa neutralidade e a relação de respeito da sociedade brasileira em relação à comunidade LGBTQIA+ (Desenvolva a sigla) que defende essa questão. Assim, diante dessa situação são necessárias medidas para garantir o bem-estar da nação canarinho. (Melhore a contextualização do tema) 

Nesse viés, destaca-se que a língua portuguesa se transforma conforme mudanças históricas e socioespaciais, ou seja, a questão de uma nova linguagem é notável. Outrossim, o sociólogo "Bauman" em sua teoria da "Modernidade Líquida" declara que a sociedade está em constante mudança e nada se conserva por muito tempo. Dessa maneira, essa teoria e o uso da linguagem neutra se relacionam uma vez que a neutralidade é uma necessidade atual que está modificando o corpo social (Explore a discussão com mais produtividade). Em suma, as atuais transfigurações da sociedade necessitam de um novo tratamento e a língua portuguesa sempre está em mudança, ou seja, pode-se adequar para essa demanda social.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, ainda há na população brasileira a presença da LGBTfobia, isto é, violência contra pessoas da comunidade LGBTQIA+. Nesse tocante, o Sistema Único de Saúde (SUS) realizou uma pesquisa, em 2020, que relata que a cada uma hora um LGBTQIA+ é agredido no Brasil. Logo, é evidente que no território brasileiro ocorra a rejeição com a linguagem neutra que é uma pauta defendida dessa comunidade, visto que ainda exista a violência e preconceito com eles. Em síntese, o uso da linguagem não-binária vai além de somente modificações na fala e escrita e, sim em uma transformação na estrutura socioespacial violenta existente para uma sociedade que possua respeito. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante essa problemática (Vírgula) são necessárias medidas. Urge ao Ministério da Educação - na sua função de fomentador do ensino no Brasil - promover o ensino sobre o respeito e o tratamento adequado para com outras pessoas, por meio de campanhas e palestras executadas nos ambientes escolares para estudantes e comunidade. Assim, essa ação gerará uma disseminação de conhecimento sobre o uso da linguagem neutra e a demanda social. Por conseguinte, contribuirá para a diminuição gradativa da LGBTfobia e da violência associada com essa questão. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 880 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos