Debate sobre a língua neutra

Tema: Debate sobre a linguagem neutra

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 16/04/2022
Nota tradicional: 560
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Big Brother 2022 reality show (Vírgula) uma participante trans chamada Lina, (Sem vírgula) sofreu com pronomes como "ele" (Melhore a construção dessa ideia). A mesma não se considerava-se ser chamada com este pronome. Cadê mais fora de um reality show (Problemas na construção de sentido), pessoas sofrem diariamente com este mesmo problema, a linguagem neutra. Isso ocorre, seja pela discriminação da sociedade para o grupo, ou imprudente para a linguagem portuguesa. (Melhore a contextualização do tema)

Nessa perspectiva, a linguagem neutra, que se destaca ao grupo LGBT+ (Desenvolva a sigla), faz uma pelo para que (Problemas na construção de sentido)(Sem vírgula) a língua portuguesa se modifique para dar uma espaço para linguagem não-binária. DUDH vai retratar que, (Sem vírgula) os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos dotados de razão e de consciência, de agir uns para com os outros em espírito de fraternidade. (Melhore a construção de sentido) Artigo 1. Mesmo diante deste cenário a humanidade se contradiz, pois estão em constante evolução. (Reestruture e explore a discussão com clareza e produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Consequentemente (Vírgula)  o uso da linguagem neutra suspende a norma atual da linguagem portuguesa. Em Rondônia (Vírgula) a lei 5.123 -21 proibiu o uso da linguagem neutra nessa  nas escolas e em concursos públicos. Pela mesma perspectiva que, (Sem vírgula) a linguagem portuguesa é uma ciência que não pode ser modificada. (Truncamento) Mas pode evoluir como a humanidade e como tal geração pode ser adaptada ao modo de língua de viver e compreender. (Reestruture)

(Boa estratégia coesiva) Portanto (Vírgula) medidas para excluir a linguagem neutra é preciso, não discriminando o tal grupo (Vírgula) mas Mas sendo de acordo com a finalidade da linguagem portuguesa (Melhore a construção de sentido). O Ministério da Educação, o ministério governamental e a mídia precisam se opor com palestras, leis e palestras simplificando este assunto, não discriminam no grupo lgbtq+ (Vírgula) mas ajudando a ter uma vida melhor onde todos tenham voz. (Truncamento) Para que, assim como Lina precisa ser respeitada de acordo com oque o que ela acredita, mas respeitando a linguagem portuguesa. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 560 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos