Segundo Paul Atson, co-fundador do Greenpeace (Vírgula) “Inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente”. Essa citação ressalta a importância do cuidado que o ser humano deve ter perante a natureza, apesar disso tais cuidados não são vistos com frequência, a exemplo disso está a produção exacerbada de produtos têxteis e seu descarte inadequado. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
A fabricação de tecidos no Brasil é de aproximadamente 9 bilhões por ano, para toda essa fabricação é necessário a matéria-prima, na maioria das vezes advinda da natureza seja de fonte animal ou vegetal (Melhore a construção dessa ideia). Tudo isso ocasiona em uma superexploração do meio ambiente, levando a desastres ambientais como desmatamento (Vírgula) e em casos de extração bruta leva a erosão do solo. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, quando se tem uma superprodução é necessário pensar no descarte para evitar tal degradação da natureza. Sendo assim, isso se torna um problema recorrente, principalmente quando leva-se se leva em conta a falha no descarte do lixo no país. Com a grande demanda requer o dobro do trabalho na reciclagem, de acordo com o site Ecoassist a parcela de lixo têxtil descartada de forma adequada é menor do que a metade de resíduos produzidos, isso reforça a falha no sistema de descarte. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Diante de tudo, cabe às autoridades a melhoria na reciclagem de resíduos têxteis do país, incentivando através de campanhas a criação de centros automotivos e o descarte ecológico de tais produtos. Além disso (Vírgula) aqueles que não seguirem o Novo Código Florestal que assegura a proteção da vegetação nativa devem ser punidos, (Sem vírgula) com multas (Vírgula) e em casos mais graves até a prisão. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |