Atualmente, vivemos em um mundo onde o capitalismo é muito presente. Tudo gira em torno do lucro e do consumo, o que faz com que uma parcela significativa da população tenha se tornado extremamente consumista. As pessoas compram não por necessidade, e sim apenas por terem o desejo compulsivo de adquirirem tudo aquilo que está na moda, como roupas e outros produtos têxteis. Uma vez que essas peças de roupa não têm mais utilidade, são descartadas, e (Vírgula) infelizmente, de modo incorreto, o que acaba gerando uma grande ameaça ao meio ambiente. (Formule a tese)
Todos os anos, toneladas de tecido acabam indo para o lixo, pois as pessoas frequentemente compram peças novas e jogam fora aquelas mais antigas. Entretanto, o destino desse lixo pode não ser adequado, e milhares de peças acabam indo parar no mar, nas praias e até mesmo no deserto, como já ocorreu na África (Melhore a apresentação dessa discussão). Tudo isso gera graves consequências no meio ambiente, haja vista que esse lixo têxtil polui as águas e prejudica os animais marinhos, que muitas vezes chegam até mesmo a morrer devido à grande quantidade de tecido presente na água.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, muitas dessas peças também são queimadas, e a fumaça gerada contribui para a degradação da camada de ozônio e o consequente aumento do aquecimento global. Portanto, como a maioria dos tecidos demora pelo menos vinte anos para se decompor, todo esse lixo deve ser descartado de forma consciente, de modo que possa ser reutilizado e não acabe indo parar na natureza. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista a grande gravidade do problema em questão, medidas devem ser tomadas com urgência. Assim, a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente deve elaborar um projeto voltado à questão do lixo têxtil, de modo a definir a melhor maneira de descarte e reutilização de tal material, determinando as áreas que o receberão, em cada país, a fim de reduzir significativamente o número de peças que vão para o lixo comum. Ademais, os governantes de todos os países devem criar um projeto de lei que puna aquelas pessoas que forem pegas descartando o lixo na natureza. Desse modo, o nosso planeta poderá ficar cada vez menos poluído e poderemos viver em um mundo sustentável e limpo. (Faltou o detalhamento)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |