As sobras e descartes de tecidos é são denominados: (Sem dois pontos) lixos têxtil têxteis, que de acordo com dados do Sebrae, 170 mil toneladas do lixo brasileiro são de produtos têxteis. Já dizia o químico francês Lavoisier: "na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma." Neste contexto, podemos encaixar a forma de como os produtos podem ser reutilizados, transformando-os em utilidade, como: doar para centros automobilísticos, onde irá ser útil para a limpeza de peças, economizando na compra de panos. (Reestruture a discussão inicial e formule a tese)
As roupas são essenciais e todos usam, então a quantidade de peças feitas é muito grande e como consequência gera o problema que enfrentamos atualmente, por exemplo: o lixo têxtil pode ser responsável por gerar uma parte de CO2 na atmosfera, fazendo com que os oceanos absorvam o gás e cheguem na acidificação da água, comprometendo diversos ecossistemas e a biodiversidade marítima. (Evite um parágrafo frasal. Explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com o IBGE (Desenvolva a sigla), o Rio Tietê não abriga vida e isso ocorre pela liberação da indústria têxtil, provocando a forma abiótica do rio (Reestruture essa discussão). Neste viés, percebe-se como tais resíduos fazem mal principalmente à natureza, portanto, reutiliza-los e até mesmo fazer doações a ONGs (Desenvolva a sigla) diminuiria pelo menos um pouco do impacto que causam. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser exploradas por meio de um projeto de texto. Explore os argumentos com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 520 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |