Lixo têxtil

Tema: Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 26/03/2022
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo o Sebrae (Vírgula) 80% dos lixos têxteis no Brasil são descartados incorretamente, o que causa grande impacto no meio ambiente. (Truncamento) Devido ao descarte incorreto de tecido em lixões e, (Sem vírgula) ao não aproveitamento de têxteis na indústria da moda. Dessa maneira forma é necessário que o governo federal brasileiro tome providências para o descarte correto do lixo no Brasil. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

Em primeira análise, sabemos que na maioria dos lixões nacionais o lixo é incinerado (Vírgula) o que causa enorme aumento na produção de carbono no país. O Brasil tem diminuindo  diminuído cada vez mais esses lixões com postos de reciclagem (Vírgula) conforme o IBGE - Instituto Brasileiro Geografico de Estatística. Faz-se necessário que empresas de moda realize o processo de reciclagem para a diminuição do lixo têxtil nos lixões. (A discussão precisa ser mais explorada) 

(Boa estratégia coesiva) Ademais, empresas do ramo da moda não realizam o reaproveitamento de seus produtos. Segundo o Sebrae (Vírgula) cerca de 100 mil toneladas de sobras de tecidos residem nos lixões atualmente (Vírgula) gerando acúmulo de resíduos desnecessário que podem demorar anos para decomposição. É necessário que fábricas façam a reciclagem de produtos têxteis. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, o governo federal - órgão responsável pelo bem-estar da população- deve por meio do Poder Lesgilativo elaborar uma lei com o intuito de tornar necessário e proibido o descarte de lixo têxtil em lixões (Vírgula) criando postos de coletas para reciclar os tecidos para que voltem as fábricas e sejam reaproveitados. Dessa forma o lixo têxtil não será uma ameaça ao meio ambiente. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos