Segundo a filósofa Simone de Beauvoir (Dois pontos) ¨ O maior escândalo dos escândalos é o que nos habituamos a ele.¨ Análogo a esse pensamento, nota-se, no Brasil, a falta de questionamento sobre o lixo têxtil e sua ameaça ao meio ambiente. Diante dessa perspectiva, torna-se evidente, (Sem vírgula) que, (Sem vírgula) a omissão governamental e a invisibilidade midiática solidificam esse problema. (Muito bem. Formulou a tese)
(Uso inadequado do elemento coesivo) Ademais, é inegável que a omissão governamental, (Sem vírgula) promove o descarte inadequado do lixo têxtil ao não adotar medidas benéficas e proativas para o reaproveitamento dos tecidos e (Vírgula) assim, ajudar a combater a questão. Para mais, a conduta dos representantes políticos, que são movidos por uma cultura imediatista, faz com que o Estado se torne uma ferramenta de interesses privados. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é valido ressaltar, (Sem vírgula) que o avanço desta problemática é potencializado pela invisibilidade midiática, visto que as empresas de comunicação se norteiam por uma visão econômica e invisibilizam a minoria em sua programação. Isso pode ser comprovado por Bauman, para quem, (Sem vírgula) ¨ Na era de informação, a invisibilidade é equivalente a morte ¨ , já que o apagamento mediático perante ao debate sobre o lixo têxtil, (Sem vírgula) frutifica esse empecilho na sociedade brasileira. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge que o problema seja resolvido. Para isso, os meios midiáticos devem produzir ações publicitárias, campanhas, filmes, debates, e distribuir por meio da internet, a fim de combater a invisibilidade que gera em torno do pouco debate sobre o lixo têxtil e sua ameaça ao meio ambiente. Tal ação pode, ainda, divulgar projetos e eventos gratuitos acerca de maneiras de reaproveitar os tecidos. Paralelamente, o Superministério da Cidadania pode criar um mutirão social pelo Brasil, com objetivo de reduzir a omissão governamental. Somente assim, o pensamento apontado por Beauvoir será revertido para o pleno funcionamento da esfera social. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |