A Constituição federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê (Vírgula) em seu artigo 225, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se repercutido com ênfase na prática quando se observa os resíduos dos lixões da moda, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro. (Formule a tese)
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater os lixões da moda. Nesse sentido, sendo indispensável a intervenção estatal na inspeção do destino dos resíduos têxtil têxteis que têm assolado a saúde pública e o solo brasileiro (Essa discussão precisa ser explorada com mais produtividade), essa conjuntura (Vírgula) segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como a violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como o meio ambiente, o que infelizmente é evidente no país.
(Boa estratégia coesiva) Ademais (Vírgula) é fundamental apontar o aumento do lixo têxtil como impulsionador da elevação de CO2 na atmosfera que aprisiona calor (Vírgula) gerando uma crise climática no Brasil, de acordo com os dados do SABRAE (Desenvolva a sigla), apenas 20% de todo resíduo de tecido é reciclado corretamente (Melhore a apresentação dessa discussão). Diante de tal exposto, é inadmissível que esse cenário continue a perdurar. (Explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto Por tanto, para garantir a solidificação de políticas que visem um mundo melhor (Melhore a construção de sentido). Dessa maneira, é necessário a criação de projetos sustentáveis que por meio de peças teatrais informalize a população sobre os riscos presentes no descarte inadequado. Deste modo (Vírgula) o Brasil poderia superar essa ameaça têxtil. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |