Impactos do descarte incorreto do lixo têxtil

Tema: Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/03/2022
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como dizia um antigo provérbio indígena (Dois pontos) “Somente quando for cortada a última árvore, pescado o último peixe, poluído o último rio, que as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro.” O descarte incorreto da indústria têxtil é um dos grandes responsáveis pela emissão do gás carbônico, causando desequilíbrio nas temperaturas. Um dos materiais mais utilizados na produção de tecidos, o algodão, demora 20 anos para se decompor, causando grandes consequências ao meio ambiente. (Formule a tese)

É indiscutível a importância de meios de descartes adequados para cada tipo específico de produto. Na indústria da moda é comum ver-se tendências de estilo toda época do ano. Em determinado período uma roupa está nos padrões e logo depois ela é descartada, sem sabermos qual o destino da peça (Melhore a construção dessa ideia). O Brasil contribui com o descarte de resíduos, todavia (Vírgula) segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), cerca de 40% é descartado incorretamente (Vírgula) acarretando diversos danos ao solo (Essa discussão precisa ser mais explorada). Isso sem contar que dos 80% de resíduos têxteis que vão parar nos lixões, apenas 20% é reciclado, um grande desperdício de matéria.

(Boa estratégia coesiva) Além disso, é pouco mencionado os danos que o descarte incorreto causa no meio ambiente. A indústria, obviamente por vivermos dentro de um sistema capitalista, está mais empenhada a lucrar do que produzir com sustentabilidade. Na mídia é comum vermos a transmissão de grandes eventos internacionais de moda, onde no decorrer do desfile diversas modelos os exibem levando o nome de inúmeros estilistas famosos. Contudo, mostra-se apenas a parte do glamour sem sabermos o que acontece depois, na próxima estação quando ocorre as próximas tendências. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade) 

​​​​​​​(Boa estratégia coesiva) É imprescindível que todos se conscientizem que o descarte incorreto ocasiona diversos malefícios para o nosso ambiente. A produção nas indústrias deve ter uma moda consciente, cabe a cada fabricante se responsabilizar pelo descarte correto de suas produções, ou até mesmo, (Sem vírgula) utilizar do método da reutilização e reciclagem (Vírgula) contribuindo para que ocorra o reaproveitamento de materiais que muitas vezes, sem saber que pode-se se pode utilizá-los para outros fins, são descartados.  (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos