Pouco se fala sobre o potencial poluente, que só cresce, desta indústria tão presente nas nossas vidas: a indústria têxtil. Assim como diversos materiais artificiais que demoram séculos e até milênios para se decomporem quando são soltos no meio ambiente, as peças de roupa de algodão demoram 20 anos até sua decomposição total, enquanto as sintéticas podem ficar circulando por até 400 anos, mostrando que merecem estar no rol de troféus destrutivos que os seres humanos deixam à Terra. (Formule a tese)
Similarmente ao restante do montante astronômico de lixo que o ser humano produz, o lixo têxtil é pouco reciclado, estando estacionado na casa das 20 toneladas recicladas para cada 100 produzidas, no Brasil. Essa medida é comprovadamente uma das melhores para se lidar com os resíduos, embora não seja amplamente seguida. A outra opção seria os aterros sanitários, mas constata-se que os outros 80% dos resíduos vão, em verdade, para os lixões, evidenciando uma falta de planejamento e orientação para diminuir efetivamente a quantidade de poluentes que afetam o planeta. Os malefícios gerados por esse acúmulo, como o incremento na produção do carbono na atmosfera, apenas reforçam os efeitos do aquecimento global, que já vem sendo notados e já vem causando inúmeras consequências desastrosas para a fauna e flora global, inclusive microscopicamente, com microfibras tóxicas subindo na cadeia alimentar ao serem consumidas em oceanos. (Delimite e explore a discussão com produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) A resolução desse problema do acúmulo de roupas na forma de lixo, (Sem vírgula) passa por fazer pressões para a indústria têxtil mudar sua agenda para enfatizar a sustentabilidade, com produção de peças mais duradouras, reutilizáveis, recicláveis, com substâncias menos danosas e sem microfibras; e do outro lado, um planejamento, seja por parte governamental ou privada, que estabeleça metas e objetivos com fins de melhorar o manuseio e descarte dos resíduos, e sempre fazendo a escolha de técnicas que causem o menor dano possível ao meio ambiente. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |