No programa "Profissão repórter" é retratado em um dos episódios a luta de pessoas que trabalham com o lixo. Nesse sentido (Vírgula) ao longo da trama a narrativa revela como elas sobrevivem e convivem com ele. Que fique clara a realidade apresentada no episódio e como essa convivência pode ser prejudicial em vários sentidos de uma pessoa. (Problemas na construção de sentido. Não contextualizou o tema. Formule a tese)
Em primeiro lugar (Vírgula) é e importante destacar a ausência de medidas governamentais, (Sem vírgula) para combater o problema do lixo têxtil, (Justaposição) essa conjuntura (Vírgula) segundo John Locke, configura- se como uma violação no do "contrato social" (Vírgula) já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos impermeáveis, como a desigualdade (Vírgula) o que e infelizmente e evidente no país. (Reestruture e explore a discussão com produtividade. Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Além disso (Vírgula) é e fundamental apontar a população como impulsionador do problema no Brasil. A maioria de toneladas (Melhore a construção dessa ideia) que passam pelo lixo são têxtil, sem falarmos do quanto polui nossa atmosfera e o ar que respiramos. Logo, e inadmissível que esse cenário continue pendurar. (Abordagem limitada)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, e preciso que o Estado tome providências para amenizar o quadro atual. E necessário que a população tome consciência e descarte corretamente o lixo, urge por meio de campanhas e noticiários que preveem o assunto (Problema na construção de sentido). Somente assim, o Estado vai desempenhar corretamente seu contrato social (Vírgula) tal como afirma John Locke. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Senti falta de um planejamento textual. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |