Atualmente (Vírgula) somos acostumados a comprar uma roupa nova, usar por um tempo e depois jogar fora, muitas vezes sem reutilizar. O que não sabemos é como isso interfere no meio ambiente, e, consequentemente, prejudica a nós mesmos. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
A indústria têxtil, na maioria das vezes, se importa com o produto, com a estética e a qualidade das peças. (Truncamento) Mas o que não ganha muita atenção é para onde vão as sobras de tecido e as peças defeituosas. Algumas fábricas vendem as sobras para lugares onde fazem enchimentos de almofadas; de bancos dos automóveis; sofás; entre outros. Esse é o tipo de cuidado que deveria ser priorizado. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) Em um mundo onde coisas como Cruelty-Free e produtos veganos existem, devemos nos perguntar o por quê porquê do assunto sobre reutilizar as roupas, coletar e vender em brechós não é tão comentado (Melhore a construção dessa ideia). Outro tema que deve ser mais abordado é sobre as substâncias tóxicas liberadas no processo de fabricação, por exemplo o CO2, que em excesso, (Sem vírgula) afeta a biodiversidade marinha. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Para resolver esse problema, a sociedade deve se solidarizar com o meio ambiente. Conscientizar as pessoas, (Sem vírgula) que não tem problema repetir a mesma roupa em festas. Que quando a roupa não é mais do nosso estilo, ela deve ser passada para algum conhecido, vendida para algum brechó, doada para alguma instituição, ou até mesmo customizada, por exemplo com o tie dye. (Reestruture e explore a discussão com produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) As indústrias poderiam criar políticas, (Sem vírgula) onde as peças de roupas seriam feitas sem substâncias tóxicas para o meio ambiente, com o acompanhamento das peças rejeitadas, sobre onde será o destino delas. Poderiam também criar peças mais duráveis, com mais qualidade, assim, não são desperdiçadas muitas roupas. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |