Lixos da indústria têxtil: uma ameaça a todos 24

Tema: Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 21/03/2022
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente (Vírgula) somos acostumados a comprar uma roupa nova, usar por um tempo e depois jogar fora, muitas vezes sem reutilizar. O que não sabemos é como isso interfere no meio ambiente, e, consequentemente, prejudica a nós mesmos. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese) 

A indústria têxtil, na maioria das vezes, se importa com o produto, com a estética e a qualidade das peças. (Truncamento) Mas o que não ganha muita atenção é para onde vão as sobras de tecido e as peças defeituosas. Algumas fábricas vendem as sobras para lugares onde fazem enchimentos de almofadas; de bancos dos automóveis; sofás; entre outros. Esse é o tipo de cuidado que deveria ser priorizado. (Reestruture)

(Melhore a estratégia coesiva) Em um mundo onde coisas como Cruelty-Free e produtos veganos existem, devemos nos perguntar o por quê porquê do assunto sobre reutilizar as roupas, coletar e vender em brechós não é tão comentado (Melhore a construção dessa ideia). Outro tema que deve ser mais abordado é sobre as substâncias tóxicas liberadas no processo de fabricação, por exemplo o CO2, que em excesso, (Sem vírgula) afeta a biodiversidade marinha. (Reestruture e explore com mais produtividade)

​​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Para resolver esse problema, a sociedade deve se solidarizar com o meio ambiente. Conscientizar as pessoas, (Sem vírgula) que não tem problema repetir a mesma roupa em festas. Que quando a roupa não é mais do nosso estilo, ela deve ser passada para algum conhecido, vendida para algum brechó, doada para alguma instituição, ou até mesmo customizada, por exemplo com o tie dye. (Reestruture e explore a discussão com produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) As indústrias poderiam criar políticas, (Sem vírgula) onde as peças de roupas seriam feitas sem substâncias tóxicas para o meio ambiente, com o acompanhamento das peças rejeitadas, sobre onde será o destino delas. Poderiam também criar peças mais duráveis, com mais qualidade, assim, não são desperdiçadas muitas roupas. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos