Diante da realidade encontramos (Melhore a construção dessa ideia) várias indústrias têxtil têxteis que joga o água da sua lavandeira nas ruas. Assim também podemos participar de roupas e tecidos descartados em todo o ambiente. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
(Reveja a estratégia coesiva) Porém o descaso, (Sem vírgula) traz consequências à população, ocorrendo danos à saúde e agrotóxicos (Melhore a construção de sentido), alteração na qualidade da água e composição natural do solo (Vírgula) acúmulo de substâncias, ocorre de crianças ter acesso a produtos expostos ao lixão ao solo e ser contaminado. (Reestruture. Evite um parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Portanto o Ministério do Meio Ambiente deve procurar formas de punir as empresas, beneficiando a melhoria de vida do ser humano, promovendo vias de aterros, e coletas seletivas e reciclagem. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção. Evite um parágrafo frasal)
Dados correção tradicional
Senti falta de um planejamento textual. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 520 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |