Consequências da indústria têxtil no meio ambiente

Tema: Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 20/03/2022
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Muito se tem discutido acerca da reciclagem do lixo e sua importância para o combate ao aquecimento global. No Brasil é muito comum observarmos o descarte inadequado de resíduos, o que muitos não sabem é que a indústria têxtil é uma das menos recicladas no Brasil. Além do descarte inadequado de tecidos, muitos desconhecem o quanto o processo de fabricação do tecido é poluente. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)

Um tecido de algodão demora em média 20 anos para se decompor, mas o poliéster, muito encontrado em calças “jeans”, leva 400 anos para sua decomposição. De todo o lixo têxtil produzido apenas 20% é reciclado (Vírgula) conforme o Sebrae. O maior problema é que as pessoas não têm o conhecimento sobre os dados fornecidos e também falta uma pressão ao governo para resolve o assunto (Explore essa discussão com mais produtividade). O Brasil deixa de ganhar R$ 14 bilhões com reciclagem de lixo (Vírgula) segundo a CNN, ou seja, haveria uma contribuição para a economia se reciclarmos, pois, (Sem vírgula) milhares de empregos serão gerados.

(Melhore a estratégia coesiva) Em todas as fases de produção têxtil, como fiação, tecelagem, beneficiamento e confecção de vestuário é possível verificar que muitos são os resíduos e impactos causados diretamente ao meio ambiente. Em geral, são utilizados produtos químicos em cada etapa, e o descarte é feito em rios ou em locais abertos. (Truncamento) Contribuindo assim para a liberação de gases intensificadores do efeito estufa e destruição da vida marinha. Portanto, não é só o descarte que gera impactos negativos ao ambiente, mas sim todo o processo produtivo. (Explore a discussão com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista os aspectos observados (Vírgula) conclui-se que a industrial  indústria têxtil polui durante todo o processo de fabricação, portanto, medidas necessitam ser tomadas. No processo produtivo poderia ser feito uma substituição de uso de produtos químicos por produtos menos nocivos, assim como utilizar matérias-primas ecológicas. Na reciclagem os produtos têxteis poderiam ser utilizados para a criação de novos produtos e poderia haver uma maior divulgação de ONGs (Desenvolva a sigla) que reutilizam essas matérias. Com isso estaríamos diminuindo os impactos ambientais e criando um Brasil com potencial para ser um dos maiores recicladores do mundo. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos