A questao do lixo têxtil na sociedade contemporânea

Tema: Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 17/03/2022
Nota tradicional: 840
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na animação cinematográfica ‘’Wall-E’’ (Vírgula) produzida pela Pixar, o planeta é retratado como um lugar desabitado em razão do alto nível de poluição. Esse cenário abordado, embora ficcionista, aproxima-se da conjuntura brasileira contemporânea, no qual nota-se o descarte de resíduos têxteis no meio ambiente, trazendo uma ameaça preocupante para o planeta. Nessa conjuntura, observa-se uma ineficiência estatal perante a questão, junto de um incentivo ao consumo desenfreado (Muito bem. Formulou a tese). Logo, medidas são necessárias para se estabelecer o consumo consciente e o descarte adequado do lixo. 

Primordialmente, vale ressaltar o consumismo como um dos causadores do problema em questão. Na música "7 Rings", da cantora Ariana Grande, a artista diz: "Eu vejo, eu gosto, eu quero, eu compro." e, de maneira análoga, é perceptível que muitas pessoas deixam-se levar pelo impulso do consumo e compram roupas e acessórios têxteis dos quais não precisam simplesmente pelo prazer de comprar, vindo a repetir o ato pouco depois. Como resultado, forma-se um ciclo consumista que leva ao ajuntamento de roupas em bom estado que não são mais usadas e que são descartadas, gerando desperdício e aumento da quantidade desnecessária de detritos de tecido (Melhore a apresentação dessa discussão). Dessa maneira, é imperioso que tais atitudes sejam repensadas.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é possível apontar a passividade do governo como agravante do problema do acúmulo de lixo têxtil, pois não há investimento em campanha na construção e manutenção de centro de recolhimento de roupas usadas, tampouco em campanhas de reciclagem de tecidos (Cuidado ao fazer tal afirmação). Assim, permite que um nefasto quadro de acúmulo de lixo em locais indevidos, como lixões, ruas, e mares, se crie, afetando negativamente natureza e a qualidade de vida da sociedade. Nessa perspectiva, é notável a necessidade de ações que revertam a situação. 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, é de suma importância intervir sobre o problema. É dever do governo federal, através do Ministério da Economia, organizar palestras e campanhas em locais públicos, como escolas, com a finalidade de ensinar sobre os perigos da compra por impulso e do ciclo do consumismo. Além disso, é responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente bancar a construção de centro de recolhimento de roupas descartadas e em bom estado para dar-lhes um destino devido, como doá-las às pessoas necessitadas, a fim de diminuir o acúmulo exagerado de lixo e seu impacto no meio ambiente. Dessa forma, a realidade retratada em ‘’Wall-E‘’ será apenas uma animação ficcional. (Faltou apresentar o detalhamento) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos