O lixo têxtil e o meio ambiente.

Tema: Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 17/03/2022
Nota tradicional: 560
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente (Vírgula) no Brasil, não é novidade que boa parte da poluição do país vem das grandes indústriais, não só a têxtil (Vírgula) mas também as energéticas, alimentícias entre outras. Muitas vezes podendo se dizer na maioria os lixos têxtil e outros são descartados de forma errada (Melhore a construção de sentido), causando assim um grande impacto no meio ambiente, seja eles por parte dos mares, lençóis freáticos e também pelo ar. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)

Com a falta de informação, o que podia virar matéria-prima novamente, acaba sendo descartado para sempre e fazendo mal ao planeta, com ares carregados de CO2 e acidificando mares e rios, mas também não só a falta de informação contribui com isso, podemos apontar também a falta de interesse por conta dos municípios e até mesmo do próprio país a este problema. (Evite um parágrafo frasal. Reestruture e explore a discussão com produtividade)

(Melhore a estratégia coesiva) Por sorte, muitas empresas de grande porte já começaram a contribuir com a solução deste problema, como (Vírgula) por exemplo (Vírgula) a Nike com a iniciativa "Move to Zero" que usa materiais 100% recicláveis para criar outros produtos, assim diminuindo a emissão de carbono e o desperdício por parte da empresa. Exemplos assim devem ser seguidos para que cada vez mais a emissão de gases tóxicos e poluentes sejam diminuídos e não sejam um problema agravatório para o país, também não devemos esquecer de campanhas incentivadoras ao descarte correto do lixo têxtil das cidades. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 560 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos