12080

Tema: Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 17/03/2022
Nota tradicional: 720
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Na teoria do fetichismo da Mercadoria, elaborada por Karl Marx, é definido que a mercadoria (Vírgula) que na hipótese era apenas algo para satisfazer as necessidades humanas (Vírgula) quando chega ao mercado perde sua natureza humana e adquire poder sobrenatural como um ‘’status social” ou apenas um degrau ao estilo considerado “bonito” e “padrão”. O problema já vem de longe, mas esse pensamento capitalista e industrial garantiu o auge do desenvolvimento dessa indústria (Qual?) e consequentemente o esgotamento de recursos naturais e a poluição ambiental em diversas áreas. (Contextualize o tema com clareza)

Em primeiro lugar, cabe mencionar os problemas emblemáticos da tese. O público que consome para preencher um espaço social e mental geralmente compra em larga escala em empresas que oferecem preços acessíveis, as mesmas  (Use quando houver ideia de igualdade) que possuem mão de obra escrava, isso é, pessoas de baixa renda de países desenvolvidos de pouca instrução que aceitam condições análogas à escravidão em troca de comida ou abrigo, por fim essa mão de obra barateia os custos finais do produto. Além disso, as produções dessas peças possuem um alto custo hídrico e seus corantes e micro plásticos micropláticos penetram inadequadamente na natureza. (Abordagem tangencial do tema) 

(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, a indústria têxtil representa uma necessidade da aplicação dos 4R’s da sustentabilidade, tais são: reduzir, reutilizar, reciclar e repensar. A medida em que a Revolução Industrial foi crescendo (Vírgula) desde o século XVIII (Vírgula) a sociedade sempre foi rígida a consumir e os 4R´s são contraditórios a isso, por exemplo, brechós revendem e reaproveitam essas roupas já produzidas em prol de diminuir a necessidade de produzir novas peças, esses locais voltaram a se popularizar desde que a massa consumidora consciente aumentou principalmente após a pandemia. (Reestruture a discussão apresentada) 

(Melhore a estratégia coesiva) Sob esse âmbito, é viável a aplicação de medidas pelo governo federal para amenizar a situação. Urge o Ministério do Meio Ambiente, empresas e consumidores do setor têxtil monitorar, delimitar áreas de exploração e confeccionar e produzir peças atemporais e não modistas, também duráveis com tecidos ecofriendly. (Truncamento) Por meio de investimentos do lucro de impostos em órgãos de proteção ambiental e propagandas sustentáveis em TV aberta sobre o mundo “Fashion” e suas consequências. Assim, ao a longo prazo (Vírgula) essa sociedade terá consciência de consumo (Vírgula) promovendo uma redução na sua demanda e exploração. 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 720 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos