Na obra “ Ensaio sobre a cegueira”, do escritor português José Saramago, o autor utiliza o termo “ cegueira branca” para referi-se à nação que finge não enxergar os problemas em seu meio social. Externo à literatura, a sociedade hodierna vai ao encontro com o exposto pelo escritor, uma vez que, no Brasil, o corpo social possui um olhar pouco direcionado acerca da questão do lixo têxtil, a qual vem sendo uma ameaça ao meio ambiente. Nesse contexto, deve-se analisar como o silenciamento midiático e o consumismo agravam tal problemática, com o intuito de solucioná-la. (Muito bem. Contextualizou o tema e formulou a tese)
Sob esse viés, é fulcral pontuar, a princípio, como o silenciamento das mídias intensifica o imbróglio. Nesse sentido, Djamila Ribeiro, filósofa brasileira, menciona que um problema só poderá ser solucionado se for tirado da invisibilidade. Sob tal ótica, é fato que a questão do lixo têxtil no meio ambiente é consequência da falta de informação, visto que nas mídias, como em programas televisivos e nas redes sociais, o assunto é pouco discutido, assim contribuindo para a invisibilidade desse nefasto revés (Explore mais essa discussão). Desse modo, é indubitável uma mudança dessa postura midiática para a garantia informacional do povo brasileiro.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é imperativo ressaltar como o consumismo desenfreado impulsiona o empecilho. Nessa lógica, o filósofo grego Diógenes, adepto da escola do Cinismo, defendia uma vida simples, sem bens materiais e consumismos desnecessários, apenas a felicidade do homem. Contudo, é o oposto que ocorre com o pensamento de parcela da população, tendo em vista que tais pessoas compram compulsivamente produtos têxteis, passando a visar apenas o novo no mundo moda (Melhore a apresentação dessa discussão). Nessa circunstância, por falta de conscientização sobre a gravidade do ato para a natureza, o destino das roupas usadas acaba sendo no o lixo, ao invés, por exemplo, de uma doação. Logo, urgem maneiras para reverter esse quadro deletério.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, diante do problema exposto, faz-se importante a criação de medidas para conter os impactos do lixo têxtil no meio ambiente brasileiro. Para isso, o Ministério do Meio Ambiente- responsável pela política nacional do meio ambiente no país, em parceria com as mídias sociais, deve criar campanhas, a fim de conscientizar a população acerca das consequências de se jogar material têxtil no lixo, por meio de "posts" e campanhas nas redes sociais e televisivas. Ademais, cabe ao Ministério da Educação, com o objetivo de controlar o consumismo e incentivar a doação de roupas, criar grupos de educação financeira e de desapegos online, através das redes sociais. Destarte, o lixo têxtil não será mais uma ameaça ao meio ambiente e o Brasil se afastará da sociedade de Saramago. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |