As roupas são o uso de todo o ser humano é quando velhas se torna lixo (Melhore a construção de sentido) , que na maioria das vezes descartado de maneira errada, se tornando uma ameaça ao meio ambiente. Uma pesquisa feita pelo Sebrae, em 2014, mostra que 80% do lixo têxtil do Brasil vão vai parar nos lixões e apenas 20% são reciclados. (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
A indústria que mais polui o meio ambiente é a indústria da moda, perdendo somente para a do petróleo. Uma das causas da poluição do ar e do solo é causada pelo setor têxtil. Do ar devido à queima de óleos e lenhas nas caldeiras, gera chuva ácida e efeito estufa (Melhore a construção de sentido). E do solo, infiltrações de água contaminada. (Reformule)
(Melhore a estratégia coesiva) O descarte pode ser feito em lojas de roupas, por exemplo, a CeA que tem pontos de descartes em suas lojas (Melhore a construção de sentido). A própria pessoa pode doar as roupas que não usa mais ou reutilizar para fazer artesanatos, travesseiros e até mesmo em pelúcias. (Não apresentou a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Reestruture e explore as discussões por meio de um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 480 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |