Você olha para aquela blusa velha no armário que está sem uso e pensa, (Melhore o encadeamento textual) é só mais uma roupa que vai pro para o lixo, mas na verdade é a faísca que faltava para explodir a montanha de lixo têxtil em nosso país. Parecem ser só produtos de moda, mas pode ser a destruição do nosso meio ambiente. (Contextualize o tema com clareza e formule a tese)
É fato, (Sem vírgula) que o lixo têxtil emite carbono na atmosfera do planeta, porém quando emitido em grande quantidade, como no caso da emição por conta das toneladas de roupas em aterros e lixões, esse CO2 se torna prejudicial à natureza (Essa discussão precisa ser mais explorada). O carbono retém calor desequilibrando o clima, trazendo efeitos negativos no oceano, na fauna e flora marítima e terrestre, alterando desde espécies de plantas até a reprodução de animais. (Explore a discussão com produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Como diz o filósofo polonês Zygmuht Bauman "Nada é feito para durar" (Vírgula) mostrando que as roupas também não, cada vez sendo feitos com produtos mais estragáveis e de pouca qualidade, fazendo com que a produção de lixo têxtil aumente cada vez mais descontroladamente. (Evite um parágrafo frasal. Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma (Vírgula) para evitar o aumento dessa ameaça ao meio ambiente, deveriam ser iniciadas medidas por órgãos responsáveis pela sustentabilidade do país, para que se crie projetos de doações de roupas, para que possam ser reutilizados por outros, e medidas em que a sociedade tenha maior acesso ao descarte reciclável de suas peças. A partir dessas iniciativas pode se ter um meio ambiente mais saudável. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
Senti falta de um planejamento textual. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |