Os Perigos da Indústria Têxtil

Tema: Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 14/03/2022
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O filme "Cruella", produzido pela Disney em 2021, apresenta a história de uma estilista que tenta construir um nome no meio do design fashion. Durante o longa, é possível acompanhar a produção de diversas peças de roupas feitas pelos personagens, enquanto que algumas delas são utilizadas apenas uma vez durante desfiles e exposições. Apesar de não ser comentado durante a história, essa prática pode trazer muitos impactos socioambientais por conta de seus resíduos têxteis, se tornando uma ameaça ao meio ambiente. (Formule a tese)

Esses impactos negativos vão desde a produção até o descarte dos resíduos. Durante a produção ocorre o gasto elevado de água e de energia, a degradação do solo e poluição de rios pelo uso de defensivos agrícolas, os problemas de saúde gerados aos trabalhadores e a extração exacerbada de matéria-prima. Após o uso, o descarte é feito de forma indevida e em grande volume, agravando a situação dos aterros sanitários. E quando há o descarte correto, pelo fato de a maioria das roupas serem feitas por tecidos híbridos, o processo de reciclagem é dificultado, uma vez que a tecnologia de reciclagem química para separar as fibras e reaproveitá-las em novas fibras não está implementada industrialmente. (Reestruture a discussão)

(Melhore a estratégia coesiva) Os problemas são agravados quando levamos em consideração o Fast Fashion, modelo que visa maior produção com menores custos. Como a produção é feita em larga escala, a qualidade do produto decai, gerando mais resíduos, maior extração de matéria-prima e mais poluição. O documentário canadense "RiverBlue" mostra ao telespectador como a produção em massa de calças jeans polui anualmente rios, lagos, mares e reservatórios na China devido ao tingimento de tecidos. São identificados vários metais pesados no rio de Xintang que são neurotóxicos e cancerígenos, capazes de perturbar o sistema endócrino e causar câncer em diferentes órgãos. Isso afeta a saúde dos trabalhadores e também da população que consome a água poluída. (Reestruture) 

(Melhore a estratégia coesiva) Para que a indústria têxtil gere menos problemas socioambientais, é necessário que haja a utilização de produtos biodegradáveis no lugar de pesticidas e agrotóxicos, além de retirá-los do meio aquático. Além disso, um controle maior de qualidade e de extração da matéria-prima para que seja feita de maneira ecológica e também a reutilização de resíduos mostram-se medidas fundamentais no processo de produção. Para a reciclagem, é essencial o investimento em novas tecnologias para que os tecidos sejam reaproveitados ao máximo na produção de novas peças. (A proposta de intervenção está incompleta)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos