Júlia Alves

Tema: Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 13/03/2022
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo o artigo 1º, da Resolução de Conama 001, “considera-se impacto ambiental qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada de qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas...”. A indústria da moda vem causando graves consequências para o meio ambiente, sobretudo nos oceanos, que acaba absorvendo grande parte do carbono emitido por essa indústria. (Formule a tese)

As consequências são preocupantes, desequilíbrio do clima, aumento das médias temperaturas, emissão de carbono. Roupas de algodão levam 20 anos para se decompor e as sintéticas levam até 4 séculos. Apenas em sua fabricação já são perdidos em média 50%, por exemplo, em uma camiseta de algodão. (Abordagem limitada. A discussão precisa ser mais explorada)

(Melhore a estratégia coesiva) De acordo com a Associação de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), em 2019 foram descartados 79 milhões de resíduos sólidos. 80% dos resíduos têxtil do Brasil vão para lixões ou são incinerados - já não bastando a liberação de carbono na fabricação, também os danos causados pelas incinerações - e apenas 20% é reciclado. No Chile, as roupas empilhadas tornaram-se parte do relevo da região. (Explore a discussão com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Tendo em vista os fatos comentados, campanhas de conscientização sobre o consumo extravasante  extravagante de roupas e como podemos reciclar ou reutilizar aquelas que já não queremos mais. Uma queda na fabricação de roupas seria visível no sistema financeiro brasileiro, mas, em contra partida contrapartida, desequilíbrio do clima, aumento de médias temperaturas, emissão de carbono, (Sem vírgula) seriam controlados. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos