Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que o lixo têxtil representa uma ameaça ao meio ambiente e apresenta barreiras a ser enfrentadas. Esse cenário antagônico é fruto tanto da negligência governamental, quanto da cultura do consumismo (Muito bem. Formulou a tese). Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, afim a fim do pleno funcionamento da sociedade.
Nesse contexto, é fulcral pontuar que o excesso de lixo têxtil deriva da baixa atuação dos setores governamentais no que concerne a criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador inglês Thomas Hobbes, “o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população”, entretanto, isso não vem acontecendo. Devido à falta de atuação das autoridades, o descuido por parte do governo em relação ao manejo e destino do lixo têxtil acaba impactando diretamente o meio ambiente, uma vez que toneladas de roupas, muitas vezes de segunda mão e inapropriada para uso, são destinadas a países –principalmente - em subdesenvolvimento e descartadas em lixões a céu aberto (Melhore a apresentação dessa discussão). Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo ressaltar a cultura do consumismo como promotor dessa problemática. Partindo desse pressuposto, o consumismo e as expectativas da sociedade vêm criando uma demanda cada vez mais perigosa e agressiva para o meio ambiente. Os recursos ambientais se tornam cada vez mais escassos e as mudanças climáticas globais ameaçam a vida na Terra, assim como, (Sem vírgula) a vida nos oceano, visto que o lixo têxtil libera toxinas na água que prejudica diversos animais marinhos. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, já que a cultura do consumismo contribui para a perpetuação desse quadro deletério. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Assim, é preciso defender, portanto, que impasses sociais precisam ser superados. Dessarte, com o intuito de militar o lixo têxtil no Brasil, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério do Meio Ambiente – órgão responsável pela adoção e promoção de estratégias que visam a proteção e recuperação do meio ambiente - será revertido na criação de projetos que buscarão utilizar como matéria-prima o lixo têxtil para, exclusivamente, a indústria da moda e demais áreas cabíveis, reciclando assim os tecidos que iriam ser destinados a lixões a céu aberto (Vírgula) causando prejuízos ao meio ambiente, (Justaposição) tal projeto deverá ser divulgado nas mídias sociais a fim de estar arrecadando tecidos usados da sociedade e promovendo o crescimento do projeto com o intuito de influenciar outras nações. Desse modo, atenuar-se-á em médio e longo prazo os impactos nocivos do lixo têxtil, e a coletividade alcançará a Utopia de More. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |