Em primeiro lugar, seja pelo quesito social ou cultural, sabemos que roupas são uma parte importante das nossas vidas, mas para onde vão os restos de tecidos que são descartados? Infelizmente, pelo consumismo exacerbado desse produto, o lixo têxtil vem aumentando com o passar dos anos, provocando danos irreversíveis ao meio ambiente (Cite alguns exemplos). (Reestruture as discussões iniciais e formule a tese)
Roupas podem identificar pessoas de classes sociais e culturas diferentes, além de também, (Sem vírgula) ter relação com a autoestima e os padrões de beleza. Algumas lojas, como Shein, Renner e Riachuelo executam o fast fashion, em português, moda rápida, elas produzem e descartam itens com muita rapidez, seja por ter sobrado ou simplesmente porque tal peça saiu de moda. Fábricas que praticam esse tipo de ação já foram vistas executam executando trabalhos semelhante á a trabalhos escravo, além disso, pode trazer muitos malefícios ao meio ambiente e por isso, (Sem vírgula) a indústria da moda se tornou a segunda mais poluente no mundo. (Reestruture a discussão apresentada. Cuidado com a abordagem tangencial)
(Boa estratégia coesiva) Outra preocupação constante, (Sem vírgula) são as emissão de gases tóxicos na atmosfera, (Ponto final) Estudos demostram que em 2050, 1/4 da emissão de carbono no planeta irá vir da indústria da moda, resultando em os nos oceanos absorvendo gases e acidificando-se e derretimento de geleiras, afetando a vida marinha. (Reestruture. Evite um parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, os parágrafos anteriores procuram confirmar a hipótese de que precisamos nos conscientizar sobre o nosso consumo exagerado. Tendo em vista que alguns tecidos podem ser reciclados surgiu o movimento slow fashion, que utiliza tecidos reciclados para fabricação de roupas, também o uso de brechós é muito importante, todavia o Ministério do Meio Ambiente deve sempre supervisionar fábricas fast fashion, fazendo revistas, a fim de diminuir o lixo têxtil no planeta. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
Senti falta de um planejamento textual. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |