O programa jornalistico, (Sem vírgula) Globo Repórter, (Sem vírgula) fez uma matéria mostrando o lixo têxtil acumulado no Deserto do Atacama (Vírgula) no Chile, (Justaposição) lá o lixo virou parte do relevo da região, a falta de serviço sanitário ajuda ainda mais no acúmulo desse lixo, deixando o meio ambiente em risco. É preciso que haja uma importância enorme encima em cima desse caso, porque, apesar do lixo têxtil ser comum na nossa sociedade, ela pode causar graves consequências, muitos desses tecidos podem demorar até 20 anos para se decompor. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Segundo pesquisa feita pela Associação Brasileira da Industria Têxtil, somente aqui no Brasil, são acumuladas mais de 170 mil toneladas de lixo têxtil, se expandirmos os cálculos para o mundo inteiro, o número será ainda maior, o desperdício e a falta de noção das pessoas são um dos principais causadores desse acúmulo de lixo, sem contar que o setor da moda é um dos mais poluentes do mundo, perdendo apenas para a indústria petrolífera (Melhore a apresentação dessa discussão). No caso do Chile, as roupas que chegam até lá, (Sem vírgula) são trazidas dos Estados Unidos, Europa, Ásia, infelizmente existe uma falta de regulamentação em meio a esse descarte (Vírgula) o que deixa mais fácil para o desperdício e acúmulo. (Reestruture e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Por isso, a melhor medida para a diminuição desse acúmulo de lixo, (Sem vírgula) são leis mais claras e severas que deixem claras (Melhore a construção de sentido) qual a melhor forma para o descarte desse lixo, pode ser feita a reciclagem desse material, criando novos materiais que podem ser feitos com esses tecidos, (Justaposição) as grandes empresas podem adquirir um programa obrigatório, no qual eles enviem as peças que sobrarem para as pequenas confecções reutilizarem e criarem novas peças de roupas, bolsas, seja lá qual for o produto. (Evite um parágrafo frasal. Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser desenvolvidas por meio de um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |