Conquanto a produção em massa possa trazer benefícios ao consumidor, quando se trata da indústria de roupas e tecidos, ela pode se tornar perniciosa ao meio ambiente. Tanto as roupas velhas descartadas (Vírgula) quanto as próprias sobras da produção têxtil revelam-se em toneladas de lixo que vão parar em aterros sanitários. (Melhore a contextualização do tema. Formule a tese)
Segundo o Sebrae, só no Brasil são produzidos cerca de 170 mil toneladas de lixo têxtil. No Deserto do Atacama e no litoral de Gana os tecidos descartados são tantos que já passaram a integrar a paisagem local (Melhore a apresentação dessa discussão). O impacto desse tipo de lixo ultrapassa o aspecto visual ao se manifestar como responsável por grande parte da emissão de carbono no mundo. A emissão desse gás pode acarretar a acidificação dos oceanos, o agravamento do efeito estufa e o desequilíbrio do clima e seus respectivos efeitos em cadeia. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Reveja a estratégia coesiva) Diante de tal panorama, a cultura do descarte aliada à indústria da moda agrava ainda mais esse problema. A indústria da moda propõe que, para ser bem aceito na sociedade e ser bem sucedido, a cada estação deve-se trocar o guarda-roupa a fim de acompanhar as tendências da moda. Assim, as pessoas são levadas a descartarem suas roupas, não por estarem impróprias para o uso, mas por que já não estão mais na moda. (Explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, faz-se mister combater a cultura do descarte propagando o consumo consciente e desprendendo dos meros ditames da moda. As autoridades públicas deveriam devem promover campanhas nesse sentido, além de propor incentivos para a redução de resíduos na produção têxtil, sobretudo incentivos fiscais. Mais programas de reciclagem e reutilização desse material deveriam ser criados e fomentados. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |