Lixo Têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

Tema: Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/03/2022
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A Revolução Industrial (Vírgula) ocorrida inicialmente na Inglaterra, durante o século XVIII, acarretou em grande inovação e aumento da produção como um todo. Paralelo a isso, a problemática do lixo têxtil foi agravada, haja vista que para que a produção fosse ampliada, (Sem vírgula) os meios naturais tiveram que ser destruídos. Posto isso, cabe análise em torno dessa questão, com foco no consumismo e nas questões socioculturais. (Melhore a contextualização do tema)

Diante desse cenário, pode-se apontar como um empecilho à consolidação de uma solução, (Sem vírgula) o consumo exacerbado dos meios naturais. Nesse sentido, o conceito de "sociedade de consumo" torna-se bastante útil, pois é um termo utilizado para designar a sociedade caracterizada pelo consumo massivo, uma causa latente na questão do lixo têxtil. Platão contribui para a discussão ao definir que o amor era o desejo por aquilo que não tem-se se tem. Diante dessa perspectiva, percebe-se uma analogia entre o amor platônico e o consumo, gerando então, (Sem vírgula) o consumismo, prejudicando o problema do lixo têxtil. (A discussão precisa ser explorada com mais produtividade)

(Boa estratégia coesiva) Além disso, a imundície de materiais têxteis encontra terra fértil na lenta mudança na mentalidade social. Conforme o sociólogo Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de pensar. Sob essa lógica, observa-se que a questão do lixo têxtil é fortemente influenciada pelo pensamento coletivo, uma vez que, se as pessoas crescem inseridas em um contexto social intolerante, possui a tendência de adotar esse comportamento também, o que torna sua resolução ainda mais complexa. (Abordagem limitada)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que o impasse do lixo têxtil deixe de ameaçar o meio ambiente, medidas precisam ser tomadas. Logo, é preciso que ONG's ONGs (Desenvolva a sigla) especializadas no assunto, em parceria com o governo federal, elaborem cartilhas sobre o lixo têxtil. Tais cartilhas devem ser disponibilizadas nas redes sociais e distribuídas nos grandes centros urbanos. O objetivo é abordar o impacto do consumismo à consolidação do imbróglio e sugerir métodos alternativos de consumo. Paralelamente, é preciso resolver as questões socioculturais. Assim, será possível usufruir do avanço ambiental de modo positivo no país. (A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos