Na Constituição federal de 1988, é inferido que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e que cabe ao Poder Público e à comunidade a sua preservação. Em incontroversa perspectiva analítica, o artigo 225 que designa a defesa desse âmbito ecológico não é cumprindo pelas massas, ao passo que grande parte do meio está sobe constante ameaças de desequilíbrio ambiental, ocasionadas ainda mais pela contruibuição do lixo têxtil. Tal contexto atual, (Sem vírgula) ocorre (Vírgula) principalmente, pela falta de conscientização da população e pelo desleixo do Poder Público (Muito bem. Formulou a tese). É nescessário necessário intervenções para que o lixo não venha a tornar-se um dos empecilho para a Constituição.
É relevante ressaltar a análise do sociologo Zygmunt Bauman (Vírgula) em seu livro "Vida Para Consumo" (Vírgula) que engloba uma pesrpectiva sobre a modernidade estar cada vez mais consumista de bens materias, em consonância com as estátiscas do setor têxtil, uma indústria que cresce quase 8% ao ano (Vírgula) segundo a Abit-Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção. O informe, (Sem vírgula) apenas não relata a instabilidade que isso pode proporcionar ao ambiente dada a falta de concientização do coletivo em descartar os resíduos em locais apropiados, confirmado pela Abrelpe(Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública) que exemplifica que o Brasil produz em torno de 79 toneladas de resíduos sólidos (Vírgula) no qual 170 mil são têxteis. Concretizando o discurso de Bauman, que deduz que o cosumo líquido agrega ao abito hábito de ser consumido, assim a humanidade só tende a sentir-se obsoleta quando descarta o "indesejável". Assim sendo (Vírgula) os empecilhos indesejáveis do consumo tornam-se milhões de desperdícios no Planeta Terra. (Delimite e explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Outrossim (Vírgula) dar-se pela inoperância do Poder Público em informar a sua pátria sobre as nuances de despejos no meio. (Truncamento) Ocasionando assim uma "cegueira branca" referenciada pelo livro "Ensaio sobre a Cegueira" (Vírgula) de José Saramago (Vírgula) que abrange uma população que não dar dá a devida importância aos atos cotidianos e menospreza as consequências previsíveis (Melhore a apresentação dessa discussão). O governo torna-se assim o vilão, que atravez através da sua incapacidade de salientar a probelmática para o corpo civil contrubui contribui para uma catástrofe ambeintal ambiental prevista pré-vista. (Truncamento) Já que o lixo têxtil pode ocasionar perda da biodiversidade tanto marítima quanto terrestre, pois libera gases tóxicos na atmosfera que perpertua danos aos oceanos e traz exemplos como o do Deserto do Atacama (Vírgula) no Chile (Vírgula) com o qual os montantes de roupas já são parte do espaço geográfico.
(Boa estratégia coesiva) Torna-se, portanto, nescessária intervenção dos setores públicos, governo federal, na prevervação preservação do meio ambiente atravez através de uma lei que possibilote possibilite o descarte adequado dos resíduos sólidos e têxteis (Vírgula) possibilitado possobiltado pelo Tribunal das Contas Públicas, que rege as ações públicas do país, no qual deverá agilizar centros de recebimento de lixo têxtil com o finto fito de que o despojo possa ser devidamento reciclado agariando com isso mais empregados, para contribuir com a diminuição do desemprego. Ademais, cabe ao presidente da Abit, Fernando Pimentel (Vírgula) e ao MEC (Ministério da Educação) a conscientização da população ainda jovem sobre o lixo têxtil e suas consequências para o ecológico a fim de garantir que o problema dos tecidos descartáveis não mais seja uma mazela para o país tupiniquim. Somente assim a Constituição Federal de 1988 será devidamente exercida pela sociedade. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver a discussão. Melhore a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |