Industria têxtil: seus impactos ao meio ambiente

Tema: Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 07/03/2022
Nota tradicional: 440
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Ao se discorrer sobre o lixo têxtil, é importante analisar alguns aspectos relacionados a essa temática. Nesse contexto, destacam-se: seus impactos ao meio ambiente e na à sociedade. (Melhore a contextualização do tema)

Em primeiro lugar, pode-se destacar que os impactos da indústria têxtil são altamente significativos, devido ao grande descarte de materiais têxtis. No Brasil, cerca de mais de 10 toneladas de resíduos sólidos são descartados diariamente, desse material, pouco é reutilizável (Essa discussão precisa ser mais explorada). Desse modo, a falta de planejamento do descarte desses materiais geram muitos resíduos sólidos, impactando diretamente ao meio ambiente. 

(Boa estratégia coesiva) Além disso, na sociedade, as grandes marcas da indústria da moda terceirizam seus trabalhos de confecções, e os trabalhadores acabam sendo explorados de forma análoga à escravidão. Muitos desses trabalhadores são estrangeiros e precisam do trabalho, porém, o serviço é muito e o valor pago a eles é bem pouco. Nesse sentido, nota-se que a indústria têxtil acaba gerando exploração de trabalhadores. (Abordagem tangencial)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, o lixo têxtil é assunto importante para construção de uma sociedade melhor. As indústrias devem adotar uma forma de reciclagem dos resíduos gerados por elas, e garantir a contratação de empresas certificadas, que tratem seus empregados de forma digna e justa. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 40 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Competência 3 40 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 40 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
Nota final 440 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos