Atualmente, basicamente tudo o que compramos é descartável, desde um eletrodoméstico até mesmo nossas roupas, produtos com um durabilidade cada vez menor, fazendo assim nós humanos pensarmos mais em duas situações, fazer produtos com uma durabilidade maior, porém terá menos vendas, ou em solução sustentável de reaproveitamento de material e um descarte adequado. (Evite um parágrafo frasal. Reestruture e formule a tese)
Produzimos tanto lixos que nem sempre nos damos conta, e muito menos no destino final que eles terão, pois (Vírgula) quando se fala em reciclagem, logo nos vem a cabeça: garrafas pets, papel, latinhas, mas, por exemplo (Vírgula) e as nossas roupas ? Como é feito o seu descarte final?! (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) No entanto, isso varia muito de acordo com a situação financeira de cada pessoa, pois quem tem uma melhor condição financeira, doa suas roupas, ou coloca no lixo, a fim de que a coleta seletiva da cidade dê o destino correto, indo parar em aterros sanitários, e deixando o tempo passar até que o material se decomponha por completo, o que pode demorar décadas (Reestruture essa discussão). Entretanto, e no caso de pessoas humildes, quando uma peça de roupa não dá para usar, ela acaba dando outros destinos, como: usar de pano de chão, e talvez até uma outra peça, no caso de calças se cortadas podem ser utilizada como bermudas. (Vírgula) ou seja, a vida útil daquela roupa será maior, e não ficará tanto tempo, (Sem vírgula) jogado no meio ambiente, (Ponto final. Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Uso inadequado do operador argumentativo) Contudo, independentemente da situação financeira, devemos pensar em soluções práticas para resolver essa questões, pois não adianta as indústrias têxteis trabalharem a todo o vapor, (Sem vírgula) se o consumidor não souber fazer o seu devido descarte, (Justaposição) para tentar ajudar o meio ambiente, uma das maneiras seria um reaproveito de roupas usadas, mas pela fabricante (Melhore a construção dessa ideia). Imagine, um desfile de moda com roupas totalmente recicladas?! Provavelmente o planeta agradeceria um pouco. (Apresente a proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Senti falta de um planejamento textual. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 560 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |