A Continuação federal de 1988 , documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6° , (Sem vírgula) o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, essa prerrogativa não tem se efetivado na prática quanto se observa o lixo têxtil, uma ameaça ao meio ambiente, dificultando (Vírgula) desse modo, a universalização desse direito social tão importante . Diante dessa perspectiva, faz-se necessário a análise de fatores que favorecem esse quadro. (Formule a tese)
Pode- se ressaltar, (Sem vírgula) a ausência de medidas governamentais para combater esse perigo que está ameaçando a vida social dia a dia, causando destruição no Planeta Terra, por meio da poluição que afeta a saúde das pessoas (Essa discussão precisa ser mais explorada). Segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, essa situação configurar-se como uma violação do "contrato social ", já que o Estado não cumpre seu papel de direito ao bem-estar social, que infelizmente é evidente no país. (A discussão precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é fundamental apontar o problema na confecção de roupas , uma vez que nesse processo, (Sem vírgula) estima-se que a perda de tecido seja de 50 %. No Brasil, segundo o ex-presidente da África do Sul , "a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para melhorar o mundo" . Diante de tal exposto, por meio do investimento em educação, seriam criadas novas novas tecnologia que reduzissem esse desperdicio de tecidos. (A discussão precisam ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Depreende-se, portanto, a necessidade de amenizar o acúmulo de lixo têxtil. Para isso, é preciso que o Poder Legislativo elabore leis mais eficazes, (Vírgula) fazendo valer o "contrato social", tal como afirma John Locke. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |