Como o lixo pode nos prejudicar? (Há um espaço destinado ao título)
Já reparou no quanto de lixo a população consegue produzir? De acordo com Panorama dos Resíduos Sólidos (Vírgula) o ser humano produz cerca de 379,5 kg de lixo por ano, o que equivale a 1 kg por dia (Vírgula) sendo responsáveis pela produção deliberada de lixo têxtil e outros resíduos causando um grande mal ao planeta ,abusando de embalagens, garrafas e canudos plásticos ocorrendo o “desperdiçamento desperdício” de plástico. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
O lixo têxtil ´faz o liberamento a liberação do CO2, prejudicando as camadas da atmosfera (Vírgula) causando a elevação da temperatura e o descongelamento das geleiras (Vírgula) tendo como resultado o aquecimento global que resulta em turbulências em todo o planeta. (Evite um parágrafo frasal. Argumentação limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Isto é uma consequência por de como o lixo é descartado, 70% em aterros sanitários e 30% vai ser descartado em lugares inapropriados como lagos (Vírgula) rios e terrenos baldios, a céu aberto , (Justaposição) Se o lixo não for descartado de maneira correta pode contaminar o solo , chegando aos lençóis freáticos causando problemas futuros, mas e também trazendo insetos, poluições e vetores de doenças. (Reestruture)
(Reveja o elemento coesivo adequado) No entanto devem mudar o descarte do lixo, fazendo somente no local correto evitando a contaminação do solo, doenças, insetos e poluições, resultando na diminuição dos gases que fazem o efeito estufa, pondo colocando a vigilância sanitária para vasculhar bairros para evitar o descarte inapropriado e assim (Vírgula) de pouco a pouco (Vírgula) o lixo começará a ser descartado em aterros sanitários (Vírgula) assim ajudando o planeta e diminuindo problemas futuros. (Evite um parágrafo frasal. A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
Senti falta de um planejamento textual. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |