A indústria têxtil é uma das que mais rende ao comércio mundial em cifras, entretanto também impacta negativamente ao o meio ambiente, uma vez que o lixo, ou como também são chamados, os insumos têxtis (Vírgula) poluem a natureza de maneira que há uma contaminação do solo, da fauna, da flora e consequentemente um desequilíbrio ambiental que afeta a vida nos centros urbanos. (Evite um parágrafo frasal. Reestruture as discussões iniciasi e formule a tese)
Logo (Reveja o uso de elementos coesivos) se torna uma obrigação das empresas que confeccionam produtos a partir de tecidos recolherem os insumos e realizar o descarte apropriado, seja o lixo, restos de retalhos ou ainda peças de cama, mesa e banhou (Vírgula) ou roupas que já perderam seu tempo de vida útil (Vírgula) para que assim o consumidor final não faça o descarte de maneira errônea (Reestruture essa discussão). (Truncamento) Tendo em vista que o mau descarte de tecidos em meio ao solo proporciona a geração de CO2 que vai direto para a atmosfera, situação que afeta maleficamente o equilíbrio ambiental.
(Melhore a estratégia coesiva) Nesse sentido (Vírgula) é possível perceber como há pouco aproveitamento de maneira correta e uma má reciclagem de peças têxtis não apenas no Brasil (Vírgula) como ao redor do mundo, (Justaposição) um exemplo é o deserto do chileno que é atualmente um lixão de roupas a céu aberto. (Evite um parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Portanto se torna de suma importância repensar o impacto da indústria têxtil no século XXI, assim como buscar por políticas públicas e ambientais para uma conscientização coletiva. Seria necessário trazer uma educação ambiental dentro das escolas, assim como também uma maior veiculação sobre o tema em mídias de comunicação de massas (Vírgula) a fim de conscientizar todas as faixas etárias. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |