Segundo, (Sem vírgula) a filósofa francesa Simone de Beauvoir ´´O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles.`` Essa afirmação, (Sem vírgula) pode ser facilmente aplicada ao descarte inadequado de resíduos têxtil no meio ambiente, já que, (Sem vírgula) o mais escandaloso disso é a sociedade se habituar a essa realidade. (Melhore a contextualização do tema e formule a tese)
Vale ressaltar, (Sem vírgula) que (Vírgula) no Brasil, a produção têxtil teve início pouco depois da Primeira Revolução Industrial , que naquela época não trazia muitos danos ao meio ambiente. No entanto, a produção atualmente ganhou proporções maiores devido ao aumento populacional e a melhoria da mecanização nas indústrias desse setor. Contudo, os resíduos provenientes são descartados de forma á a trazer danos ambientais. (Reestruture e explore mais a discussão apresentada)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, os aterros e a incineração nos lixões não são suficientes para resolver essa situação, com isto, contribui ainda mais para a liberação de carbono, tendo não só poluição nos solos, como também na atmosfera, podendo trazer danos à saúde (Vírgula) como problemas respiratórios. (Evite parágrafo frasal. Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, as mídias sociais e a rede de telecomunicação (Vírgula) em parceria com os governadores de cada estado (Vírgula) devem alertar a população sobre a importância da reciclagem, bem como a conscientização sobre os danos que o mal descarte de resíduos pode trazer, e a aderir campanhas de doações de roupas para pessoas mais necessitadas. Também (Vírgula) o governo e os órgãos de vigilância sanitária deve propor parceria com as indústrias têxtil afim a fim de reaproveitar restos de tecidos para confeccionar agasalhos e cobertores para pessoas em situação de rua e extrema pobreza, e assim diminuindo a quantidade de resíduos têxtil descartados nos lixões e (Vírgula) contribuindo para a proteção do meio ambiente. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
Explore as discussões com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |