Desde os primórdios da sociedade (Evite construções clichês) sempre existiu a necessidade do uso de vestimentas, onde é imprescindível para a vida humana, entretanto, a dualidade entre o lixo e a demanda das indústrias de vestuário gera-se gera graves danos ambientais, dado que, (Sem vírgula) os despejos de resíduos estão cada vez mais frequentes no planeta Terra. Perante o exposto, é válido destacar a Constituição federal (Vírgula) em seu artigo 225, onde cita o direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Nada obstante, tal garantia é deturpada pela incongruência do consumo desenfreado e do seu descarte irregular, agravando danos irreversíveis à natureza. Dessa forma, é compreendido que, (Sem vírgula) a negligência dos males da poluição e da falta de medidas ambientas para diminuir o impacto da indústria têxtil na natureza e preservar o meio ambiente, (Sem vírgula) são adversidades que urge de uma solução. (Delimite as discussões iniciais. Melhore a contextualização do tema)
Diante dessa conjuntura, é cabível destacar que a negligência antenada à ignorância ocasiona inúmeros prejuízos. À vista disso, é proveitoso destacar tanto o deserto do Atacama no Chile, quanto em uma praia em Gana na África, como um alguns dos lugares em que é destinado a maior parte do lixo têxtil do mundo. O descarte irregular, e a falta de reciclagem e reaproveitamento, favorece no o aumento da poluição de CO2 na atmosfera, intensificando a temperatura e, consequentemente, acidificando as águas causando-lhe o branqueamento dos corais, um dos problemas que vem preocupando a ciência do século XXI. Dessa maneira, é fundamental que a sociedade detenha dos conhecimentos dos males, a fim de atenuar os agravos ao meio ambiente. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o aumento significativo de vestimentas advindas da indústria têxtil acarreta em danos que podem ser irreversível irreversíveis à natureza. Para melhor entendimento, a cadeia produtiva têxtil é composto por diferentes fibras, a exemplos do, (Sem vírgula) algodão, a produção deste, (Sem vírgula) é responsável pelo desmatamento e ao vasto consumo de agrotóxicos, que contaminam a água, o ar, solo, dentre outros. Também é conveniente destacar a construção de fibra de poliéster, responsável pela alta durabilidade não biodegradável, o descarte irregular desta, (Sem vírgula) ocasiona um dos maiores acúmulos de lixos têxtil no Brasil, por exemplo. Isto posto, é entendível que a conscientização é a peça-chave para a preservação ambiental. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Em síntese, é crucial que medidas sejam tomadas para formulação de políticas ambientais em que não haja leis turvas e cheias de brechas. Para tal, compete à legislação brasileira em impor medidas em leis íntegras, em conformidade com os órgãos ambientais para a concretização dos princípios ecológicos. Além disso, cabe também ao Ministério do Meio Ambiente - órgão responsável em proteger, recuperar e informar sobre o meio ambiente - conscientizar em todos os âmbitos, (Sem vírgula) a política dos 3rs ( reduzir, reutilizar e reciclar ) por intermédio de campanhas de sensibilização a fim de deter o consumo inconsciente com o descarte irregular. Somente assim, facilitará o efetivamento a efetivação das normas jurídicas de fiscalização juntamente com a política dos 3rs. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser delimitadas e exploradas com mais produtividade. Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |