Ao descartar uma peça de roupa velha, o destino correto deve ser o lixo orgânico ou o reciclável? Pouco se fala sobre o descarte de tecidos, sua possibilidade de reciclagem ou suas consequências para o meio ambiente, mas você sabia que o tecido pode (Vírgula) sim, ser reciclado? E que seu descarte incorreto contribui para com os problemas ambientais? (Reestruture as discussões apresentadas)
Todos os anos o Brasil produz aproximadamente 9 bilhões de novas peças de vestuário, e 80% das peças descartadas têm como destino os aterros sanitários (Apresente a fonte do dado apresentado). Os números são ainda mais exorbitantes a nível global; o deserto do Atacama, no Chile, e as praias de Gana, se tornaram conhecidas na mídia por suas montanhas de lixo têxtil, incorretamente descartadas. Mas o problema não se dá apenas ao fim da vida útil de um vestuário, ele começa logo em sua produção. (Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) A indústria têxtil é a segunda maior geradora de resíduos, ficando atrás apenas da indústria petrolífera. A produção têxtil gera toneladas de retalhos e peças pilotos que são descartadas durante a produção, tecidos que poderiam, através da logística reversa, serem reciclados e reabsorvidos pelo processo industrial da própria empresa, gerando renda, vagas de emprego e desenvolvimento sustentável. (Abordagem limitada. Reestruture)
(Melhore a estratégia coesiva) O lixo têxtil, descartado de forma irregular, gera poluição visual, liberação de CO2 em caso de incineração, e pode levar até 400 anos para se decompor na natureza, dependendo do tipo de fibra utilizada na produção. No caso do CO2, além de contribuir significativamente para com o aquecimento global, também causa a acidificação dos oceanos, comprometendo a vida marinha. (Reestruture e explore a discussão com mais produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Em 2010, foi criada no Brasil a Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei que estabelece diretrizes para destinação correta dos resíduos processuais, ela exige que as organizações sejam transparentes com o gerenciamento de seus resíduos, buscando prover sua redução, reutilização, reciclagem e destinação adequada, porém, nem sempre a lei é aplicada, como é o caso das indústrias têxteis. (Reestruture. Evite um parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Fiscalização, cumprimento da lei e punição para os que a infringirem é um caminho para a redução do problema. É de extrema importância que o governo incentive os processos de reciclagem, tanto industriais quanto do lixo produzido pela população, com coleta e destinação adequada. Além disso, a educação e conscientização ambiental se faz necessária desde o ensino fundamental, aulas de educação ambiental deveriam ser ministradas nas escolas. É importante incentivarmos também o consumo consciente. Evitar consumismo, comprar apenas o necessário, e prover trocas e revendas de peças usadas, (Justaposição) são pequenos passos, (Sem vírgula) que cada um de nós podemos dar, e um grande passo para preservação do meio ambiente.
Dados correção tradicional
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |