O Perigo ao Meio Ambiente Devido Descarte Incorreto de Resíduos Têxteis

Tema: Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 02/03/2022
Nota tradicional: 680
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Brasil Colônia, junto com os portugueses, vieram também as mais diversas vestimentas da época. A moda europeia apresentava enormes diferenças com os trajes utilizados aqui na Colônia; quanto mais adornado o tecido, maior o status social. Nos tempos atuais a moda mudou, mas você sabe como são descartados os pedaços de tecido que não são utilizados pelas indústrias têxteis na fabricação de uma peça de roupa? (Melhore a contextualização do tema) 

De acordo com a Prefeitura de São Paulo são produzidos em nosso país cerca de 170 mil toneladas de resíduos têxteis anualmente, dos quais 40% têm seu devido descarte. Mas o que acontece com os outros 60%? Eles sofrerem um descarte indevido, isto é, são levados a lixões ou queimados. Nesses dois exemplos os tecidos poderão prejudicar o meio ambiente, tendo em vista que, mesmo ele sendo de algodão, poderá levar mais de duzentos anos para se decompor (Melhore a apresentação dessa discussão). Alguns ainda utilizam petróleo em sua composição e, na hora da queima, podem liberar gases poluentes na atmosfera. (Reestruture e explore as discussões com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto, o descarte correto de tecidos é crucial para o bem-estar do planeta. Nos dias de hoje existem meios para fazê-lo sem prejudicar a Terra, como a reciclagem e o descarte ecológico, onde  em que se leva o produto a empresas especializadas; e a doação, a qual os resíduos serão levados a ONGs (Desenvolva a sigla) que utilizarão os mesmos  (Use quando houver ideia de igualdade) para criação de artesanatos, por exemplo. (Apresentou apenas um esboço da proposta de intervenção)

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 80 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 680 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos