Embora muitos avanços legislativos na área de reciclagem e no uso consciente do lixo tenham ocorrido durante as últimas décadas, carece o país ainda de uma legislação ambiental robusta, que promova as boas práticas e puna as condutas criminosas. (Contextualize o tema, formule a tese e evite um parágrafo frasal)
Quase 80 milhões de toneladas de lixo produziu o Brasil em 2019, das quais 170 mil só de lixo têxtil, produzido pela indústria da moda e por seus consumidores. O excesso fabril da indústria pode ser usado de maneira consciente, por meio de uma legislação que conceda incentivos fiscais a quem distribuir os restos industriais a cooperativas ou associações de alfaites, por exemplo. (Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) No tocante ao consumidor, faltando-lhe natural solidariedade em doar roupas e calçados dos quais não faz mais uso, deduções no imposto de renda poderiam ter um efeito persuasivo. (Reestruture. Evite um parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Posto isso, o legislador precisa de mais ousadia no incentivo ao uso consciente do lixo por parte dos cidadãos, bem como maior rigor na punibilidade a crimes ambientais, cujas penas são sempre brandas, independente do estrago que causam. (Apresentou apenas um esboço da proposta de intervenção. Evite um parágrafo frasal)
Dados correção tradicional
Senti falta de um planejamento textual. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 560 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |