No filme coreano da Netflix "Em silêncio", vemos a história de um professor que tenta ajudar alunas surdas a denunciarem abusos sexuais. Em paralelo, temos os crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil, que são vistas frequentemente nos jornais; entretanto nem todos são denunciados , pelo terror que os abusadores causam nas vítimas-como ameaças-, e estas que, estão condenadas à diversas consequências psicológicas por causa desses terríveis acontecimentos que precisam parar. (Melhore a contextualização do tema)
Primeiramente, o fator que sempre é visto em crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual são as doenças mentais, como depressão e ansiedade social, atuando como consequência de uma experiência terrível, junto com outros comportamentos, como isolamento social e sentimentos de culpa (Melhore a construção dessa discussão). De acordo com Aristóteles, a justiça é a base da sociedade; dito isso, é dever do Estado que seja aplicada uma lei efetiva e justa que busque condenar criminosos que pratiquem tais crimes e sejam a causa de uma vida dolorosa às vítimas. (Explore com produtividade)
Em segundo lugar, Segundamente, há o desenvolvimento de pensamentos e interesses confusos diante de relações sexuais, e, visto que não entendem o que lhes ocorreu ou temem que seja o que pensam, essas crianças e adolescentes vão em busca de satisfação através de pornografia, que, sem supervisão de responsáveis e na atual Era da Tecnologia são encontrados facilmente (Reelabore essa discussão), causando mais problemas de caráter psicológico, como a falta de prazer sexual na fase adulta com práticas comuns, e isso é outra grave questão que necessita de interesse maior.
(Melhore a estratégia coesiva) Em relação às consequências causadas pelo abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil, É é imprescindível que o Estado, que tem a obrigação de proteger a dignidade de seus cidadões, por meio do Ministério da Saúde, que tem um papel decisivo nas comunidades, promovam acompanhamentos psicológicos gratuitos em todas as instituições de ensino do Brasil, desde o ensino básico até o ensino médio, para que casos de abusos sejam descobertos precocemente e que a Justiça possa punir justamente os criminosos que cometeram atos abomináveis contra esses indivíduos. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |