O mundo inteiro sofre com o abuso sexual de crianças e adolescentes (Vírgula) e o Brasil , infelizmente, se encaixa nessa lista como um dos países que mais sofre com esse problema. (Evite um parágrafo frasal. Reestruture e explore as discussões com mais produtividade)
Geralmente é visto em noticiários casos de abuso sexual e muitos deles englobam as crianças e adolescentes, de qualquer gênero e/ou raça, algumas pessoas dão desculpas, no caso de uma adolescente, que aconteceu pelo simples fato de que a roupa usada pela vítima era curta demais ou convidativa (Melhore a construção dessa discussão). Até onde ainda vamos escutar isso? Um bebê tem culpa de um abuso? Por acaso a fralda dele é curta demais? (Evite esse tipo de construção). (Sem ponto final) Não existe isso. Ninguém tem culpa de ser abusado sexualmente, infelizmente esse problema acontece já por vários anos, décadas. (Reestruture a discussão apresentada)
(Melhore a estratégia coesiva) Nunca vai ser fácil lidar com isso, muitas vítimas precisão precisam de anos de terapia, ou até mesmo levam esse trauma consigo pelo resto da vida com medo de contar. (Evite um parágrafo frasal. Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) O melhor remédio (Evite esse tipo de construção) é não se calar, mesmo que você não seja a pessoa que foi abusada, convide a vítima a denunciar o abuso. (Truncamento) Pois somente assim pode-se diminuir com os casos. (Apresente todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Reestruture e explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 80 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 80 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 440 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |