Apesar de termos muitos problemas crescentes em nosso país, é inegável, (Sem vírgula) que aqueles envolvendo crianças e adolescentes geram maior preocupação, devido à ingenuidade e inexperiência de seus alvos. E esse é o caso do abuso sexual em crianças e adolescentes, cada vez mais crescente em nosso país, e que por sua vez acontece em maior parte dentro de seus próprios lares. (Melhore a contextualização do tema)
O Brasil está entre um dos primeiros no ranking internacional com mais casos de exploração sexual de crianças e adolescentes. Em média, 70% dos casos de estupro são na faixa infantojuvenil, entre sete e dezesseis anos. (Truncamento) E cerca de quarenta e cinco mil crianças e adolescentes sofrem de abuso todos os anos. Entre os abusadores, 95% são conhecidos, e 65% são pessoas do círculo familiar. (Apresente a fonte dos dados apresentados. Explore a discussão com produtividade)
(Melhore a estratégia coesiva) Em geral acredita-se que só homens cometem pedofilia, e grande parte das vezes é sim um homem, mas nem sempre; as estatísticas mostram que um a cada dez pedófilos é mulher. Outra preocupação constante é que pela maioria dos casos acontecer dentro da própria casa da vítima ou por pessoas próximas (Melhore a construção dessa ideia). (Truncamento) Principalmente pelas experiências nem sempre serem violentas e por serem realizadas com pessoas de seu círculo de confiança, existe enorme dificuldade em entender o que possa estar acontecendo e, consequentemente, pedir ajuda. Ou quando conta, simplesmente não acreditam nela, porque estudos (Especifique-os) comprovam que 6% das crianças relatam experiências que não são reais. (Delimite e explore a discussão com produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Ainda convém lembrar que crianças e adolescentes ainda estão se desenvolvendo, tanto física, quanto emocional e psicologicamente. E esse tipo de experiência pode devastar sua integridade para sempre. (Truncamento) Podendo acarretar transtornos de personalidade, depressão intensa, estresse pós-traumático… (Evite esse tipo de construção) ou até pior, como autoflagelo, e ideias suicidas. (Argumento limitado)
(Boa estratégia coesiva) Em virtude dos fatos mencionados, é preciso que todos reconheçam os perigos por trás do cotidiano infantil. Prevenções muito eficientes do lado dos pais, (Sem vírgula) são: ter uma relação “pai e filho”, pois a maioria dos abusadores procuram crianças com baixa autoestima e insegurança, e compartilhar com a criança valores e informações sobre seu próprio corpo, e com uma linguagem acessível alertá-la do nível de intimidade que qualquer pessoa pode ou não ter com ela. O Estado (Vírgula) por sua vez, deve investir em organizações policiais especializadas em combater esse tipo de crime, levando os desordeiros libertinos à justiça e garantindo a segurança que os menores necessitam para crescerem de forma saudável. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
Reestruture e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |