Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratado uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, no cenário brasileiro atual observa-se justamente o oposto do que o autor prega,uma vez que os abusos sexuais de crianças e adolescentes no Brasil têm sido praticados de forma cruel. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um grave problema ,em virtude do silenciamento e da ineficiência legislativa. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeiro plano, é preciso atentar para a invisibilização presente na questão. Nessa perspectiva,Habermas traz uma contribuição relevante ao defender que a linguagem é uma verdadeira forma de ação. Desse modo,para que um problema como a persistência dos casos de abusos sexuais de crianças e adolecentes no Brasil seja resolvida, faz-se necessário debater mais sobre. Entretando,percebe-se uma lacuna no que se refere a essa questão, que ainda é bastante silenciada. Assim, traz a pauta esse tema debatê-lo amplamente aumentando a chance de atuarem nessa problemática. (Explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Além disso,os abusos sexuais de crianças e adolecentes no país evidencia para a ineficiência legislativa. O filósofo Jhon Locke defende que " as leis fizeram-se aos homens e não para as leis " (Vírgula) ou seja, ao ser criada uma lei, é preciso que ela seja planejada para melhorar a vida das pessoas em sua aplicação. Entretanto,a legislação não tem sido o suficiente para resolver o empecilho. (Explore com mais produtividade)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas estratégiacas são necessárias para alterar esse cenário. Para isso ocorrer, cabe ao Ministério da Justiça e aos veículos mediáticos midiáticos, como principais propagadores de informação de massa, criar campanhas de conscientização, por meio das redes sociais e comerciais televisivos, a fim de informar sobre a importância do combate ao abusos sexuais de crianças e adolecentes no Brasil. Somente assim, com essas medidas, o país alcançará a utopia de more. (Muito bem. Apresentou todos os elementos da proposta de intervenção)
Dados correção tradicional
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |