No Brasil, assim como em qualquer país, a internet é uma ferramenta que abre oportunidades para a infração do crime pedofilia. Desse modo, as crianças estão sobre constante perigo ao navegar pela internet, além dos abusos cometidos geralmente por familiares. (Melhore a contextualização do tema. Abordagem tangencial)
Primeiramente, é importante destacar os desafios de fiscalização da pedofilia. Mesmo com o avanço da tecnologia, não há maneiras 100 % eficazes de fiscalização da internet por órgãos públicos. Diante disso, vale salientar que plataformas como YouTube, local onde há grande concentração de crianças, possuem políticas de proteção aos usuários, o que pode dificultar a interação entre o criminoso e o menor de idade. Todavia, mesmo com essa estratégia de proteção não garante que os pedófilos consigam fazer contato com as crianças. Esse contato pode ser através de redes sociais como o Facebook ou propagandas que levam o usuário a sites maliciosos. (Truncamento) Além de que o contato familiar é uns dos problemas mais comuns e de difícil fiscalização. (Abordagem tangencial)
(Melhore a estratégia coesiva) Tendo isso em mente, as crianças precisam de um lugar seguro, que promova confiança para os menores, visando a proteção delas. Nesse local, o menor deve ter contato com profissionais que saibam identificar situações de pedofilia e ao mesmo tempo o jovem pode desenvolver conforto para realizar a denúncia. Com isso em vista, não há melhor local a ser considerado do que a escola, onde o jovem possui contato constante com profissionais da educação, que podem auxiliar as crianças a desenvolver senso crítico e a capacidade de se defender, realizando denúncias através do disk denúncia ou outras plataformas. (Reestruture. Abordagem tangencial)
(Boa estratégia coesiva) Dessa forma, é imprescindível o aumento de fiscalização e proteção aos menores, seja por meio da internet, que pode ser realizado pela polícia, ou pelo contato familiar, que pode ser identificado pela escola. Logo, há necessidade que o órgão de defesa da criança, Conselho Tutelar, invista em medidas para garantir a integridade física e emocional da criança, de acordo com a relação familiar. É necessário políticas de proteção e modos mais práticos e seguros para efetuar as denúncias, além do aumento de profissionais qualificados para o caso.
Dados correção tradicional
O texto precisa abordar o tema completamente. Evite uma abordagem tangencial. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 440 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |