O abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil: um problema, muitas consequências.

Tema: Abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil: um problema, muitas consequências

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 24/02/2022
Nota tradicional: 600
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo estatísticas (Especifique-as), o abuso sexual dos menores de 18 anos é um problema crescente em todo o país. As leis presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente (Vírgula) que deveria garantir a segurança e o direito de tais indivíduos (Vírgula) por muitas vezes não é exercida. (Melhore a contextualização do tema) 

Diante dessa problemática as consequências crescem e se torna cada vez mais comum observar jovens com problemas emocionais, comportamentais e sociais, levando-os a uma retração social e diversas inseguranças como também hábitos dubitáveis com possíveis grandes efeitos futuramente. (Reestruture e evite um parágrafo frasal) 

(Melhore a estratégia coesiva) A falta de amparo do ECA e das leis instauradas diante da juventude é preocupante é e alarmante, visto que alguns desses casos são esquecidos pela justiça e os culpados conseguem sair impunimente impunes, esses casos revelam uma justiça lenta, desigual e diretamente ligada a questões sociais. (Abordagem limitada. Evite um parágrafo frasal)

(Melhore a estratégia coesiva) Como resultado existem crianças e adolescentes passando por uma fase da vida que até então deveria ser tranquila e leve, mas acaba sendo um fardo, isso por que porque entram em um mundo no qual se sentem mal consigo mesmo, muitos desenvolvem depressão, ansiedade e baixa autoestima que os levam a recorrer ao uso de entorpecentes e até mesmo ao suicídio. (Abordagem limitada. Evite um parágrafo frasal) 

(Boa estratégia coesiva) Portanto é necessário a mudança por parte do governo e a implementação de leis que sejam seguidas, além de aulas de educação sexual nas escolas para a orientação deles, (Justaposição0 também é importante o investimento em campanhas que ensinem as pessoas como identificar tais abusos e como denunciá-los. (Evite um parágrafo frasal. A proposta de intervenção está incompleta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 120 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 120 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 600 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos