[Sem título]

Tema: Abuso sexual de crianças e adolescentes no Brasil: um problema, muitas consequências

[Redação sem título]
Corrigida tradicionalmente Enviado em 23/02/2022
Nota tradicional: 760
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Atualmente, é evidente que muitas mulheres brasileiras têm que conviver com o abuso diariamente enquanto seus abusadores estão impunes na sociedade. Concomitantemente, muitas dessas violações são contra crianças de adolescentes, o que torna a situação que já era inadmissível ainda mais repugnante. Nesse contexto, é importante ressaltar que a denúncia é de suma importância para resolver o problema e é de responsabilidade do governo dar assistência às pessoas que foram abusadas e as suas famílias, além de garantir a punição merecida ao agressor.

Em primeiro lugar é importante ressaltar que a maior parte dos abusos sexuais contra crianças e adolescentes são cometidos por pessoas conhecidas, de acordo com dados do Disque 100, mais de 70% dos casos são praticados por pais, padrastos e outros parentes da vítima. Em consequência disso, frequentemente os familiares da pessoa abusada deixam de realizar a denúncia para proteger o malfeitor ou pela dependência financeira. Em virtude disso se torna necessário a intervenção de órgãos responsáveis a fim de ajudar essas famílias. (A discussão apresentada precisa ser mais explorada)

(Melhore a estratégia coesiva) No que se diz respeito a disseminação de informações, o Brasil também possui precariedade, muitas meninas, principalmente mais jovens (Vírgula) não sabem que estão sendo abusadas, e se sabem não reconhecem a gravidade de tal ato para contar as autoridades ou aos responsáveis. De acordo com a conselheira tutelar Tassiana Wilborn “Mais do que nunca, precisamos levar esse debate para as escolas”, informações corretas podem mudar a vida de uma criança. Outrossim, de acordo com um estudo feito pelo Gabinete de Crianças da Inglaterra, mais de 400 mil crianças não denúncias abusos. (Reestruture e explore com mais produtividade) 

(Boa estratégia coesiva) Sendo assim é de responsabilidade da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, órgão do governo federal responsável pela proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes brasileiros (Vírgula) e do Ministério da Educação implementarem medidas como campanhas de conscientização sobre a denúncia de abusos nas escolas e comunidades e o ensino obrigatório da educação sexual, a fim de minimizar os casos e garantir que os abusadores sejam devidamente punidos de acordo com a lei. Dessa forma (Vírgula) as jovens (Melhore a seleção lexical) no Brasil poderão se sentir mais seguras e os agressores serão denunciados e reprimidos. (Apresentou todos os elementos da proposta) 

Correção tradicional

Critério Nota Observações
Competência 1 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.

Legenda de competências

Competência Descrição
1 Domínio da modalidade escrita formal
2 Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
3 Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
4 Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
5 Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos