Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef: “o abuso sexual infantojuvenil denota consequência social e cognitiva ao indivíduo por agredi-la moral e psicologicamente”. Tal realidade é um fator preocupante no Brasil por expor um cenário de repúdio no qual a criança necessita de amparo governamental efetivo e responsabilidade familiar em tempo integral. Essa negativa acontece, principalmente, por medidas legislativas ainda fracas ou pela falta de atenção dos pais ou responsáveis. (Muito bem. Formulou a tese)
Nesse contexto, infere-se dimensionar, inicialmente, como a relação legislativa fraca do Brasil afeta o público vitimizado, seja por agregar um ambiente análogo à selvageria, cujo predador não é afastado ou inibido pela ausência de proteção fortalecida, tornando a presa mais vulnerável e desprotegida (Vírgula) ou pela falta de iniciativas de representantes governamentais em objetivar ações mais enérgicas sobre o assunto. Sendo assim, leis penais contra abusadores sexuais precisam se rígidos e causar temor ao agressor; um exemplo é o que acontece em alguns estados dos Estados Unidades onde há pena de contração castração química e lei de pena de morte na Arábia Saudita (Reestruture essa discussão). Então, embora sejam sentenças pesadas, podem influenciar na diminuição de índices e abusos sexuais, dizem especialistas. (Reestruture a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Por conseguinte, observa-se que a incidência de abusos sexuais contra crianças e adolescentes acontecem, na maioria das vezes, dentro do próprio lá lar. Logo, é crucial atenção por parte dos pais diante desse momento mais vulnerável, pois a criança necessita de observação e resguardo dos males externos e até intra-familiar. Além disso, com relação aos adolescentes, precisa haver uma conversação sobre assunto, a fim de delimitar e ajudá-los a denunciar qualquer ato indevido por parte de alguém. (A discussão precisa ser explorada com mais produtividade)
(Use um operador argumentativo com ideia de conclusão) Com base nessas considerações, o abuso sexual infantojuvenil responsabiliza o Estado por trata-se de um assunto social, bem como o meio familiar por conduzir relações pessoais e de informação. Por esse lado, o Ministério da Educação, órgão de caráter socioeducativo e de competência educacional da população, deve propor parceria junto às escolas e Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, para construir ações informativas, seja para estabelecer de forma frequente a abordagem sobre o assunto nas salas de aulas e seminários, seja por equacionar, por parte do CRAS, visitas domiciliares para ajudar nesse direcionamento protetivo. Portanto, essa resolução deve ajudar a diminuir a problemática e, assim, construir um país mais inocente e seguro. (A proposta de intervenção está incompleta)
Dados correção tradicional
As discussões precisam ser exploradas com mais produtividade. Cuidado com determinadas abordagens. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Nível 0 | Nota 0 |
Nível 1 | Nota 40 |
Nível 2 | Nota 80 |
Nível 3 | Nota 120 |
Nível 4 | Nota 160 |
Nível 5 | Nota 200 |